Dicas para sua ceia de Natal ser um sucesso

Dicas para sua ceia de Natal ser um sucesso

Atualizado: Sexta-feira, 16 Dezembro de 2011 as 11:26

A ceia é o momento mais esperado – e também o mais gostoso – da noite de Natal. Família toda reunida em volta da mesa e um cardápio recheado de pratos de dar água na boca. Quem apenas saboreia a comida, nem imagina a correria e o trabalhão que dá planejar tudo.

Por isso, para garantir que tudo saia como esperado, a dica é se planejar com antecedência e atentar para alguns detalhes. Conheça agora dicas para sua ceia de Natal ser um sucesso e saiba como tornar a refeição em família ainda mais especial.

Certifique-se do número de pessoas que irão participar da ceia e defina o que será servido. Depois, é hora de sair às compras. Faça uma lista com todos os ingredientes que vai precisar, incluindo também as bebidas que serão servidas durante a ceia. Pesquise bastante, pois a diferença de preços pode ser grande de um supermercado para outro.

Compras feitas, é bom anotar todas as tarefas para não se perder na organização. Isso porque alguns pratos demoram a ficar prontos e outros, precisam ser temperados com alguns dias de antecedência. Portanto, programar-se é essencial.

Não se esqueça de criar um ambiente bonito e aconchegante para celebrar o Natal junto com seus convidados. Além da árvore de natal e da decoração por toda a casa, a mesa também merece uma decoração feita com muito bom gosto e criatividade.

Comece escolhendo as cores que irão decorar os enfeites da mesa. Para ceias mais tradicionais, as cores são o verde e o vermelho, elas nunca saem de moda e são fáceis de combinar. Quem quiser optar por combinações mais pode usar cores diferentes, como o prata, dourado, laranja, branco, prata, azul, roxo, rosa.

Capriche na toalha de mesa, que pode ser lisa com detalhes em cores que combinem com os enfeites ou decorada com motivos natalinos. Incremente a decoração da mesa natalina com enfeites: velas, castiçais, flores, estrelas, anjos, bolas. Uma sugestão prática e bonita é criar arranjos com frutas. Além de servir de decoração, as frutas podem ser consumidas após a ceia.

Por tradição, a ceia natalina deve ser servida à meia-noite, mas nada impede que você antecipe o horário ou sirva “petiscos” antes da comida. A dica é válida principalmente para famílias com muitas crianças, que geralmente ficam impacientes e com fome até a hora da ceia. Você pode montar uma mesa de frios incrementada com frutas secas e oleaginosas (nozes, amêndoas, castanhas, avelãs, amendoim).

Para a sobremesa, não pode faltar o panetone entre as opções. Se você não tem muita habilidade para preparar doces, pode apostar em algo já pronto: tortas, bolos, mousses, docinhos ou sorvete.

veja também