Dicas para uma ceia de natal mais light

Dicas para uma ceia de natal mais light

Atualizado: Quarta-feira, 8 Dezembro de 2010 as 11:42

O Natal está chegando, e com ele aquela ceia maravilhosa! Com esta refeição tão farta, é sempre bom nos preocuparmos em como não ganhar aqueles quilinhos a mais. O ideal é que a ceia continue sendo saborosa, porém mais saudável, e para isso basta usar a criatividade e preparar pratos sofisticados, porém menos calóricos.

Seguem algumas dicas para deixar sua ceia mais leve:

O peru é menos calórico que o tender

Em 100g de carne de peru sem pele você encontra cerca de 107 calorias e 2,2g de gordura, sendo só 0,7g de saturadas. Já 100g de tender tem 260 calorias com 7g de gordura, sendo 2,6g de gordura saturada. Então, faça uma bela receita de peru e economize em calorias. Para incrementá-lo, experimente fazer um molho de shitake, shimeji e cogumelo Paris, fatiados e refogados com vinho e molho shoyu até ficarem bem macios. Sirva sobre o peru.

Substitua a farofa por cereal matinal

A farofa que acompanha o peru também não pode faltar. Faça uma farofa de cereais matinais, que, além de ser mais leve, também é mais saudável e repleta de vitaminas e minerais. O ideal é usar um cereal sem açúcar e triturá-lo, até obter uma farofa.

Substitua o arroz branco por arroz "de mentirinha"

Você pode "inventar" um novo arroz usando couve flor. Refogue a couve com alho e cebola até que ela fique "al dente". Tempere com sal, pimenta e salsinha. Depois, pique-a sem o talo, bem picadinha. O arroz branco tem 170 calorias por porção. Já o arroz feito com couve flor tem 69 calorias por porção.

veja também