Dieta do escritório

Dieta do escritório

Atualizado: Sexta-feira, 12 Novembro de 2010 as 12:29

Adotar hábitos saudáveis e encarar uma dieta são tarefas difíceis e que nem todo mundo consegue cumprir. Para quem trabalha fora e precisa levar marmita ou almoçar em restaurantes por quilo, o desafio fica ainda maior. Por isso, selecionamos algumas dicas que vão ajudar você a manter a linha à mesa, mesmo longe de casa.

Não comece o dia em jejum. Assim, você não corre o risco de exagerar nas outras refeições. Aproveite a hora do café da manhã para consumir frutas, cereais integrais e proteínas magras. Nunca deixe o almoço para depois. Para manter a linha, o ideal é fazer cinco refeições diárias e nos horários certos. Evite comer em frente ao computador. Você perde a noção da quantidade que está consumindo. Pode tomar cafezinho durante o dia, mas não vale exagerar: tente consumir até três xícaras por dia e sempre use adoçante. Almoço saudável no restaurante por quilo

A hora do almoço é sempre complicada para quem está de dieta. A fome vem com tudo e, cair em tentação é fácil, fácil. Para fugir dessa armadilha, a nutricionista Cynthia Antonaccio, da Clínica Equilibrium, em São Paulo, montou um cardápio que vai ajudar você a ficar longe das bombas calóricas do quilo e montar um prato saudável e saboroso. Confira!

Como à vontade:

Folhas Cenoura ralada Tomate-cereja Pepino em cubinhos Repolho em tiras Legumes cozidos ao vapor, grelhados, refogados ou até assados

Escolha 1 alimento de cada grupo:

Proteína

1 filé grande de peixe 1 filé médio de frango grelhado 1 sobrecoxa + coxa assadas 1 col. (servir) de carne moída ou picadinha 1 filé pequeno de carne vermelha magra 1 quadrado pequeno de quibe 2 col. (servir) de proteína de soja 2 col. (servir) de ovo mexido 1 omelete com 2 ovos

Carboidrato

1 col. (servir) de arroz integral ou branco 1 col. (servir) de batata cozida (sauté) 1 col. (servir) de purê de batata 1 col. (servir) de macarrão 1 disco de panqueca

Grão

1 col. (servir) de feijão Lentilha, grão-de-bico ou ervilha

Sobremesa

1 gelatina com frutas picadas 1 fatia de abacaxi ½ papaia 1 picolé de frutas

Bebida

1 copo de suco de fruta com adoçante (como maracujá, limão, morango) 1 copo de água com rodela de limão Fuja das armadilhas do quilo!

Além de seguir o cardápio proposto, confira outras dicas que vão ajudar você a ficar longe das tentações.

Cuidado para não se empolgar e pegar um pouco de tudo que tem no bufê. Faça a sua escolha e modere na quantidade. Prefira sempre os pratos grelhados, assados ou cozidos. Na hora de temperar a salada, fique atenta às armadilhas: evite os molhos prontos e acompanhamentos como queijos e frios. Use apenas azeite, limão e pouco sal ou escolha um molho light. Procure compor o seu prato o mais colorido possível. Marmita leve e gostosa

Almoçar no restaurante por quilo é um desafio, mas quem leva marmita também precisa ficar atento. Para montá-la de forma nutritiva e saborosa, você deve seguir o mesmo cardápio sugerido para o restaurante por quilo. No entanto, é preciso prestar atenção em outros aspectos, como o armazenamento da comida.

Não esqueça de armazenar a marmita em lugar refrigerado. "Só esquente na hora de consumi-la", alerta a nutricionista Gabriella Guerrero, da Nutriessencial Consultoria. Se puder, transporte a marmita em uma bolsa térmica. A salada é ingrediente indispensável mesmo quando o assunto é marmita. A dificuldade é que as folhas não devem ser misturadas com os alimentos quentes. "Se isso acontecer, elas murcham e perdem as propriedades nutricionais", explica Gabriella. A dica da Cynthia é transportar a salada em uma vasilha separada ou em um pote que contenha várias divisórias. "É importante que você leve os temperos separadamente. Sachês individuais são boas saídas", sugere Cynthia. Procure consumir a salada antes da refeição principal. "Assim, você já começa a comer com maior sensação de saciedade", ensina Gabriella. É importante escolher alimentos frescos para compor a marmita. "Evite aqueles preparados há mais de dois dias", alerta Cynthia. Lanches

Você já sabe que o ideal é se alimentar de três em três horas - assim, você mantém o metabolismo sempre em ação. No entanto, não vale devorar uma barra de chocolate ou se esbaldar em um salgado supercalórico. Aqui, você confere dicas de lanchinhos para beliscar durante o expediente - com opções para deixar na gaveta da sua mesa.

Frutas frescas: devem ser transportadas em um recipiente fechado e embrulhadas em papel toalha. Maçã, banana, pera e goiaba são boas opções. Frutas secas: damasco, ameixa e banana Barrinhas de cereais Biscoitos e cookies integrais Oleaginosas: castanhas, nozes, amêndoas Sanduíches integrais Se tiver uma geladeira em seu escritório, aposte também em água de coco, iogurtes e salada de frutas.

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