Diferentes maneiras de se preparar um saboroso cafezinho

Diferentes maneiras de se preparar um saboroso cafezinho

Atualizado: Terça-feira, 19 Janeiro de 2010 as 12

Muda o texto para fonte pequenaMuda o texto para fonte médiaMuda o texto para fonte grande

1) Ibriq - Bule de Café Turco

• Moagem Bem fina

• Torra média a escura

Os Ibriqs são pequenos bules longos feitos de cobre ou bronze. Para quatro xícaras, use quatro colheres de chá cheias de café, quatro colheres de chá cheias de açúcar e quatro xícaras pequenas de água. Coloque a água e o açúcar no Ibriq e esquente, jogue em seguida o café, mexa e retorne ao fogo. Quando a mistura começar a borbulhar até a borda, retire do fogo e deixe assentar. Coloque novamente para aquecer e quando o café ferver pela segunda vez, despeje um pouco da espuma em cada uma das xícaras; espere o pó assentar e complete as xícaras.

O café turco é o único servido com o grão moído e até hoje é apreciado desta forma no mundo árabe e na maioria dos países que pertenciam ao império otomano. No café turco pode-se ler a sorte de acordo com o formato da borra do café.

2) Máquinas de Espresso

• Moagem Fina

• Torra escura / Média escura

Hoje no mercado existem vários tipos de máquinas de café expresso. O bom funcionamento da máquina depende deve gerar vapor e pressão suficientes de modo a extrair o precioso sabor dos grãos.

Um belo expresso é preparado em 25 segundos, sendo 7g de pó de café para 50ml de água.

3) Mocha ou Cafeteira Italiana

• Moagem média grossa

• Torra de sua escolha

Esta cafeteira possui duas câmaras e um filtro de metal que abriga o pó de café e é encaixado entre as duas partes. Encha a parte inferior da cafeteira com a quantidade recomendada de água, coloque a quantidade de café pedida no funil e encaixe na parte inferior, em seguida enrosque na parte superior e leve ao fogo para ferver.

Quando a água ferve, o vapor umedece o pó, passando para a parte de cima e o café está pronto para ser servido.

4) Cafeteira Elétrica - Filtro de Papel

• Moagem fina

• Torra de sua preferência

A cafeteira elétrica garante a temperatura correta da água antes se passar pelo pó e possui uma placa sobre a qual a jarra de café se conserva aquecida. Nunca deixe o café descansando na jarra sobre a placa por mais de 20 minutos, pois este mesmo café irá amargar com o tempo.

Use em média de 6 a 8 colheres de sopa para 1 litro de água. Aqueça a água até o inicio do ponto de ebulição. Para coar, derrame o pó de modo a manter constância no coador. Nunca encha até a borda, muito menos mexa com uma colher.

5) Coador de Tecido

• Moagem fina

• Torra de sua preferência

Muito usado antigamente pelas nossas avós, este método é similar ao filtro de papel, porém o filtro de papel retira os óleo do café deixando um café menos saboroso e o coador de pano não retira os óleos deixando um sabor mais acentuado. Só provando para sentir a diferença de ambos.

Após usar o coador de pano, nunca lavar com sabão, apenas com água quente e deixar de molho em água quente para eliminar possíveis contaminações.

6) Cafeteira com Êmbolo ou Francesa

• Moagem grossa

• Torra escura

Para se preparar quatro cafés aqueça 400 ml de água, despeje no frasco da cafeteira e acrescente 4 colheres de sopa de pó e mexa. Tampe e em seguida pressione até o final do frasco lentamente.

7) Máquina de Sachê

Essa não tem muitos segredos; após o aquecimento da máquina, colocar o sachê sempre com o lado mais saliente para baixo e extrair o café, sempre em xícaras pré-aquecidas em 25 segundos o seu café estará pronto. O espresso é uma bebida de origem italiana, em francês como café Express e em inglês como Italian espresso ou espresso coffee. No Brasil é conhecido como expresso, porém como a técnica de extração utilizada pela Academia de Barista é italiana chamamos o nosso café de espresso.

Informações da barista Silvia Magalhães.

veja também