Doces feitos em casa viram presentes natalinos

Doces feitos em casa viram presentes natalinos

Atualizado: Quarta-feira, 22 Dezembro de 2010 as 11:09

Parece coisa dos tempos da sua avó, mas fazer docinhos em casa para presentear virou algo moderno com ares de retrô. Diversas docerias viajaram no passado e hoje vendem potes de doces com aquele velho e charmoso tecido xadrez na tampa do vidro com precinhos bem salgados.

Uma saída inteligente para presentear os mais próximos neste final de ano é botar a mão na massa e preparar quitutes em casa.

A chef e professora de confeitaria do Senac Marcella Lage, responsável por receitas da Wondercake, loja especializada em bolinhos, já fazia isso quando nem era profissional na área.

- Sempre gostei de fazer bolos de frutas ou biscoitos para presentear nessa época. O carinho de preparar algo pensando em alguém e fazer uma embalagem bonita, não tem preço. É uma atitude que tem muito valor, pois você dedicou seu tempo.

Para o chef de cozinha e nutricionista Claudio Mecheto, não existe nada mais singelo do que algo artesanal.

- E ainda mais se for uma receita admirável para os olhos e gratificante para o paladar. Este é, sem dúvidas, o conjunto perfeito para um presente inesquecível.

Segundo Marcella, a primeira coisa que se deve pensar antes de começar o trabalho é que existem opções muito simples, como brigadeiros, bolos com frutas cristalizadas, ou aquela velha receita de família, às vezes, um bolo comum e sem recheio que pode ganhar um toque especial na hora da decoração.

- O bolo pode ser enfeitado com açúcar de confeiteiro e canela, por exemplo. Basta polvilhar os ingredientes com uma peneirinha.

As frutas secas, que chegam em grande quantidade em cestas de Natal da empresa ou que nesta época são encontradas por preços mais baixos nos supermercados, também podem entrar na decoração de bolos ou tortas.

- Figos, tâmaras e cerejas frescas, em calda ou açucarados podem e devem ser utilizados. Outra dica é molhar metade de um damasco no chocolate, assim ele ficará de duas cores na decoração dos quitutes.

Embalagens criativas

Sabe aquela caixa bonita que você ganhou com presente no seu aniversário? Que tal fazer alguns docinhos e presentear alguém?

Com doces prontos, a maior dúvida pode ser sobre como embrulhar presentes comestíveis. Uma caixinha guardada pode ser de grande valia, mas também é possível usar saquinhos plásticos transparentes e amarrar uma fita para fechar o embrulho de biscoitos. Outra dica é o uso do papel manteiga, encontrado em supermercados, sugestão da chef Marcella.

- Coloque o papel manteiga por cima do doce e então cubra com uma folha de papel celofane da cor preferida. Amarre com uma fita de cetim ou de qualquer tecido. No laço, você pode amarrar pauzinhos de canela.

Se a cobertura do doce for mole, como um brigadeiro ou chantili, vale a pena salpicar nozes triturada, chocolate granulado ou outro ingrediente que impeça o papel de grudar.

Se não tiver castanhas em casa, compre a granel nozes, castanhas do Pará ou macadâmias quebradas. O preço é bem mais em conta que as inteiras.

veja também