Duas receitas para o chá da tarde

Duas receitas para o chá da tarde

Atualizado: Terça-feira, 7 Dezembro de 2010 as 11:06

Tenho plena consciência de que consumir alimentos cheios de açúcar, farinha de trigo e manteiga não está nada de acordo com a sabedoria alimentar atual. Não sugiro que você faça um chá da tarde, com bolos e sanduíches recheados todos os dias. Mas, ocasionalmente, uma pequena gulodice não vai matar ninguém. É melhor comer uma fatia de bolo de vez em quando do que passar o dia todo a brotos de alfafa e assaltar a geladeira no meio da noite... E devorar um pote inteiro de sorvete.

Meus sanduíches de salmão não são muito tradicionais – nos velhos tempos seria uma pasta de peixe espalhada entre duas fatias de pão – mas uma repaginada de um velho tema. O anis estrelado adicionado à água quente do salmão e o gengibre na maionese (juntamente com a acelga, ou, mais fácil de encontrar, alface romana) dão um sabor levemente asiático.

Além disso, quando eu tenho vontade de comer aquelas reconfortantes receitas das nossas avós, gosto de fazer bolo de banana com lascas de chocolate. Fica gostoso tanto quando saído do forno quanto no dia seguinte; então você prepara o bolo e deixa ele ali descansando, prontinho para ser consumido mais tarde (fica incrível no café da manhã do dia seguinte).

Sanduíche de salmão

Tempo de preparo: 15 minutos

Rendimento: 8 sandúiches

Ingredientes

½ quilo de filé de salmão sem pele 1 colher (sopa) de suco de limão Sal e pimenta do reino moída a gosto 1 colher (sopa) de pimenta do reino preta em grãos 2 unidades de anis estrelado 1/3 de xícara (chá) de maionese 1/4 colher (chá) de gengibre em pó 1 xícara (chá) de acelga rasgada em pedaços 16 fatias de pão de forma sem casca

Modo de fazer

Em uma frigideira média, junte o salmão, o suco de limão, os grãos de pimenta do reino e o anis. Adicione ¾ xícara de água e leve ao fogo. Assim que levantar fervura, vire os filés de salmão e abaixe o fogo. Deixe descansar por três minutos. Com uma espátula furada, transfira o peixe para uma travessa fria.

Coloque o salmão em uma tigela grande e desfie com um garfo. Adicione maionese, gengibre e alface. Tempere com sal, pimenta do reino e suco de limão a gosto. Misture levemente. Coloque iguais porções da mistura de salmão em oito fatias de pão e cubra com as outras oito fatias. Corte os sanduíches ao meio, distribua-os em uma travessa e sirva.

Bolo de banana e lascas de chocolate

Tempo de preparo: 1 hora

Rendimento: 12 pedaços

Ingredientes

12 colheres (sopa) de manteiga sem sal, em temperatura ambiente 1 xícara (chá) de açúcar 3 ovos grandes 2 colheres (chá) de baunilha 2 bananas nanicas bem maduras amassadas 2 xícaras (chá) de farinha de trigo 1 colher (chá) de fermento em pó 1/4 colher (chá) de bicarbonato de sódio 1/4 xícara de nata 1 xícara (chá) mais 3 colheres (sopa) de chocolate meio-amargo em pedaços 1/2 colher (chá) de açúcar de confeiteiro Óleo vegetal para untar a fôrma

Modo de fazer

Aqueça o forno à temperatura de 176º C. Unte levemente uma fôrma com furo central. Usando um mixer, bata a manteiga e o açúcar até formar uma mistura fofa e macia de tom pálido. Com o mixer ligado, adicione os ovos, um a um, em seguida a baunilha.

Adicione as bananas amassadas. Junte a farinha de trigo, o fermento em pó e o bicarbonato. Adicione as natas e continue a bater até a mistura ficar macia. Por último, o chocolate em pedaços.

Despeje a massa na fôrma untada e polvilhada e leve ao forno por aproximadamente 45 minutos. Insira um palito no bolo, se o mesmo sair limpo (exceto para o chocolate derretido) o bolo está assado.

Deixe o bolo esfriar dentro da forma por cerca de 10 minutos, em seguida desenforme e coloque o mesmo no prato para servir. Deixe esfriar por mais 15 minutos, em seguida polvilhe açúcar de confeiteiro peneirado sobre o bolo. Sirva ainda um pouco morno ou em temperatura ambiente.

veja também