Em dia mundial da alimentação, Secretaria da Agricultura lança livro

Em dia mundial da alimentação, Secretaria da Agricultura lança livro

Atualizado: Quinta-feira, 16 Outubro de 2008 as 12

"Explorando os Sabores da Batata" é o título de um dos livros que o Centro de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável da Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (Cesans/Codeagro/SAA) lançado no dia 16 de outubro, em evento que comemora o Dia Mundial da Alimentação. A idéia surgiu do fato de a Organização das Nações Unidas (ONU) ter colocado 2008 como "o ano internacional da batata".

O livro traz, em linguagem e diagramação agradáveis, informações gerais sobre o tubérculo, como o fato de ser originário dos Andes, rico em amido, consumido há cerca de oito mil anos e que a produção é a quarta maior do mundo (ficando atrás apenas do milho, trigo e arroz), que o cultivo é ideal para lugares em que a terra é limitada e a mão-de-obra é abundante, condições que caracterizam os países em desenvolvimento.

"A produção mundial de batata cresceu a uma taxa de 4,5% nos últimos dez anos, excedendo o crescimento em produção de muitas outras culturas em países em desenvolvimento, principalmente na Ásia. Enquanto o consumo de batata tem declinado na Europa, nos países em desenvolvimento ele tem crescido de forma expressiva, tendo aumentado de menos de dez quilos per capita em 1961-1963 para aproximadamente 22 em 2003", consta do material.

A versatilidade da batata, tanto em salgados como em doces, e as diversas possibilidades de utilização (assada, cozida ou frita), faz com que boa parte da publicação seja composta por receitas desenvolvidas e testadas na cozinha experimental do Cesans. O leitor também poderá conhecer alguns dos tipos de batatas existentes e quais os modos mais apropriados de preparação para cada uma delas. Cuidados na compra, armazenamento, higienização, manutenção das propriedades nutricionais são outros aspectos que fazem do livro um verdadeiro manual sobre o assunto.

DIGA NÃO AO DESPERDÍCIO - Além do livro da batata, o Cesans também vai apresentar, durante o evento, o terceiro volume da publicação "Diga não ao Desperdício", criada para ensinar sobre o aproveitamento de folhas, talos, cascas, entrecascas, sementes. São pratos principais, sobremesas e sucos saborosos e nutritivos, que também podem ser aliados na geração de renda.

Dessa forma, o Governo do Estado de São Paulo procura cumprir seu papel, que também abrange a conscientização da população sobre a segurança alimentar. Por meio do Cesans, além das publicações, também são oferecidos cursos para atender essa demanda. Os dois livros são distribuídos gratuitamente nesses cursos e estarão disponíveis também para download no site www.codeagro.sp.gov.br.

POSSE DO CONSELHO - Na ocasião, o Consea, que é um órgão de assessoramento ao governo estadual, empossará seus novos conselheiros para a gestão 2008/2010. São 46 pessoas - 23 do poder público e 23 da sociedade civil. O evento contará com a presença, dentre outras autoridades, do secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, João Sampaio, que preside o conselho.

Instituído em abril de 2003, com o intuito de focalizar as discussões sobre segurança alimentar do campo à mesa do consumidor, o conselho tem o objetivo de garantir o direito ao alimento e à nutrição. Para isso, um grupo de conselheiros reúne-se a cada dois meses e discute as prioridades, colocadas para análise de seu corpo técnico.

veja também