Empanadas

Empanadas

Atualizado: Segunda-feira, 25 Outubro de 2010 as 11:30

As empanadas, comuns em países como Argentina e Chile, são quentinhas e saborosas. Elas remetem a uma sensação acolhedora, característica da "comfort food", e são servidas com sabores diversos, dependendo da região onde se está.

"São diferenciações locais. Na síntese, é a mesma empanada", esclarece o chef argentino Hugo Irbazábal, do Bar Buenos Aires. "A massa da argentina e da chilena é feita da mesma maneira: água, sal, farinha e manteiga. O tempero e o recheio é que são diferentes", explica.

Especialmente na Argentina, em que a empanada está muito presente na culinária local. Também argentino, o chef Juan Rodriguez, do La Cabaña, ressalta as diferenças regionais. "Temos vários tipos de empanada. Em cada província, uma diferente".

A empanada pode levar milho, carne picada ou moída, ovos, passas, batata, e mesmo páprica na massa – característica das empanadas bolivianas. Elas também fazem sucesso com recheios de queijo, presunto, carne seca. "Na Semana Santa, fazemos de peixe, camarão", enumera Hugo.

Para que ela fique gostosa, há detalhes: "A massa tem que ser lisa e o mais fina possível", ensina Hugo. "Não deve ter muito molho, mas não seca". O chef ainda ensina como fechá-la. "É entrelaçando os dedos. Mas se apertar com o garfo não tem problema. Só não fica tão bonita".

Origem das empanadas

Pesquisadores indicam a origem da empanada entre os árabes, que a levaram para a Espanha. O quitute seria uma adaptação das esfihas. Mais tarde, a colonização espanhola tornou a empanada popular em países da América Latina.

Receita: empanadas de carne

Confira a seguir a receita de empanadas de carne do restaurante argentino Bar Buenos Aires. O rendimento é de, aproximadamente, 35 porções.

Ingredientes:

Para a massa

1kg de farinha de trigo especial 1 colher de sopa de sal 200g de manteiga sem sal Água morna o quanto baste

Para o recheio

1kg de carne limpa, sem muita gordura (contra filé, alcatra, patinho) cortada em cubinhos 1kg de cebola cortada em cubinhos 100g de manteiga 1 concha de caldo de carne ½ maço de cebolinha verde cortado em cubinhos Pimenta calabresa moída a gosto Sal e pimenta do reino moída a gosto Cominho a gosto Páprica a gosto 8 ovos cozidos duros, picados 35 azeitonas verdes, inteiras, sem caroço (para a finalização) 70 uvas passas sem sementes (para a finalização)

Preparo da massa

Misture a farinha ao sal e coloque-a em coroa sobre a mesa. Desfaça a manteiga no meio. Misture bem com as mãos e vá incorporando água morna aos poucos até obter uma massa flexível. Trabalhe a massa com as mãos e a divida em bolas. Estique-as com um rolo, na espessura de aproximadamente dois milímetros. Corte discos de dez centímetros de diâmetro e reserve.

Preparo do recheio

Doure a cebola na manteiga e junte a carne. Misture a acrescente o caldo, a cebolinha e os demais temperos. Cozinhe, deixe esfriar e leve à geladeira. Depois de gelado, junte os ovos cozidos e misture bem.

Finalização

Coloque uma colher de sopa no centro do disco e junte uma azeitona e duas uvas passas. Umedeça as bordas do disco e feche a massa fazendo pressão com o dedo para as bordas ficarem entrelaçadas. Asse as empanadas em forno quente, aproximadamente 200 ºC, até dourarem.

veja também