Encontro debate os rumos da gastronomia mineira

Encontro debate os rumos da gastronomia mineira

Atualizado: Quarta-feira, 4 Março de 2009 as 12

Evento recebe chefs renomados, especialistas e amantes da culinária local para oficinas e debates sobre o tema

Como repensar os rumos da gastronomia mineira? Até que ponto convivem a culinária tradicional e a ousada cozinha contemporânea? Estaria a gastronomia de Minas Gerais prestes a passar por uma revolução - estilo Cuisine Nouvelle francesa da década de 70? Todas essas possibilidades como formas de fortalecer o desenvolvimento do turismo gastronômico no Estado serão discutidas durante o Fórum de Gastronomia Mineira, que reunirá renomados chefs, especialistas, empresários e amantes da cozinha mineira, de 18 a 22 de março, no espaço Verdemar (BH). O evento contará com debates e nove oficinas gratuitas abertas ao público.

Chefes como os franceses Roland Villard (Pré- Catalan -RJ) e Erick Jacquim (Brasserie/SP) e os brasileiros Eduardo Maya, Ivo Faria (Vecchio Sogno), Beth Beltrão (Viradas/Tiradentes), Dona Lucinha, Chef Túlio, Mauro Bernardes (Restaurante Aurora), Rodrigo Oliveira (Mocotó São Paulo), Nelsa Trombino (Restaurante Xapuri) e Cantídio Lana (Fabbrica Spaghetteria) se revezarão em debates sobre "A força da tradição da cozinha mineira"; "A comida de botequim - um caso com minas gerais"; "A cozinha contemporânea - o caminho para o futuro"; e "A gastronomia mineira como forma de alavancar o turismo". Os encontros serão intermediados por representantes dos setores de turismo, gastronomia, críticos e empresariado do Estado.

"Escolhemos Belo Horizonte para a realização desse fórum inovador devido ao crescimento da cidade na área gastronômica e à relevância econômica e cultural de nossos famosos bares, botecos e restaurantes. O evento pretende apontar caminhos para consolidar ainda mais a cozinha mineira, através da reafirmação de suas características, da troca de experiências e da sua reinvenção com tendências modernas", explica o organizador do fórum, Ralph Justino. Idealizador do Festival de Gastronomia de Tiradentes, que hoje integra o Circuito Brasileiro de Cultura e Gastronomia, o empresário acredita que é possível tornar a culinária mineira um patrimônio que reflete a identidade cultural do povo mineiro.

Numa aliança que a cada dia se fortalece mais, turismo e gastronomia aquecem a economia e geram empregos. "Atualmente, esse casamento representa 2,4% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, sendo quase 40% do PIB do turismo. Ainda assim, o segmento tem muito espaço para crescer. Praticamente engatinhamos no setor de turismo gastronômico em comparação com países europeus, que possuem vastos roteiros turísticos direcionados para a degustação da culinária local. Mas acredito que a tendência é que o empreendedorismo, somado à tradição e à qualificação, traga mais sucesso e prosperidade para o setor no País", analisa Justino.

A oportunidade da troca de experiências entre chefs de cozinha e amantes da gastronomia acontecerá, ainda, durante as oficinas que contemplarão receitas e técnicas de cozinha.

O lançamento do evento será marcado por um jantar exclusivo para convidados, assinado pelo Chef Ivo Faria, no Vecchio Sogno, no dia 10 de março. Já no encerramento, os chefs Túlio, Careca, Beth Beltrão, Dona Lucinha e Nelsa Trombino se reúnem para preparar um menu especial de almoço para convidados no dia 22 de março, no VerdeMar.

Programação:

Local, inscrições e informações: Supermercado VerdeMar (Av. Nossa Senhora do Carmo nº1900)

Debates

(capacidade para 80 pessoas por tema)

Dia: 18 de março

Tema: A força da tradição da cozinha mineira

Horário: 14h às 15h30

Participantes: Dona Lucinha; D. Maria Ester Libânio; Nelsa Trombino (Restaurante Xapuri - BH); Beth Beltrão (Restaurante Viradas - Tiradentes); Erick Jacquim (Brasserie - SP)

Tema: A Comida de Botiquim - Um Caso com Minas Gerais

Horário: 16h às 17h30

Participantes: Eduardo Maya; Chef Túlio; Rodrigo Oliveira (Mocotó São Paulo)

19 de março

Tema: A cozinha contemporânea - O Caminho para o futuro

Horário: 14h as 15h30

Participantes: Ivo Faria (Restaurante Vecchio Sogno - BH); Dadete Mascarenhas; Mauro Bernardes (Restaurante Aurora - BH); Cantídio Lana (Fabbrica Spaghetteria - BH); Roland Villard (Restaurante Pré-Catalan - RJ) 

Tema: A Gastronomia Mineira como Forma de Alavancar o Turismo

Horário: 16h as 17h30

Participantes: Paulo Pedrosa (ABIH); Roberto Noronha (Convention Bureau -Secretaria de Turismo); Deputado Virgílio Guimarães; Paulo Nonaka (Abrasel); Antônio Claret (Jornal MG Turismo)

Oficinas:

(capacidade para 40 pessoas por tema)

Local, inscrições e informações: Supermercado VerdeMar (Av. Nossa Senhora do Carmo nº1900)

20 de março

10h - Beth Beltrão (Viradas/Tiradentes)

13h - Dona Lucinha (Restaurantes Dona Lucinha)

15h - Careca (Bar do Careca BH)

17h - Eduardo Maya

21 de março

9h - Nelsa Trombino (Restaurante Xapuri)

11h - Mauro Bernardes (Restaurante Aurora)

13h - Cantídio Lana (Fabbrica Spaghetteria)

15h - Dadete Mascarenhas

17h - Ivo Faria (Vecchio Sogno)

veja também