Escola de gastronomia ensina pratos leves propícios para o verão

Escola de gastronomia ensina pratos leves propícios para o verão

Atualizado: Segunda-feira, 11 Janeiro de 2010 as 12

O Atelier Gourmand, na região oeste da capital paulista, inicia o ano de 2010 com novos cursos de gastronomia ministrados por renomados chefs, que ensinam a preparar de pratos leves para o verão a carnes e risotos mais elaborados.

As aulas começam na segunda-feira, dia 11, com o chef do restaurante Emiliano, José Barattino. Durante três horas, ele revela alguns truques de suas receitas, como o ravióli aberto de camarões e legumes e a torta de chocolate com banana e creme de pimenta da Jamaica.

Na quinta, dia 14, a chef Mariana Valentini executa pratos como o filé au poivre vert, o medalhão de mignon ao molho de mostarda de Dijón, e o tournedos à Rossini, filé mignon com escalopinho de foie gras sauté, criado em homenagem ao compositor Gioacchino Rossini.

Na segunda-feira seguinte, dia 18, os alunos aprendem a fazer risotos especiais e, na terça, dia 19, é a vez de preparar a paella. A chef Bárbara Kerr ensina o exótico risoto asiático de capim limão, curry e camarão empanado no coco, além do risoto de confit de frango, com cogumelos e maçãs, e o risoto verde com mini-hambúrgueres de siri. Na sequência, a chef Miréia Vila Garcia apresenta não só a receita clássica, mas variações e dados históricos do prato mais famoso da cozinha espanhola. Ao final, há degustação de tapas.

veja também