Espante o frio com uma sopa econômica e fácil

Espante o frio com uma sopa econômica e fácil

Atualizado: Quarta-feira, 13 Julho de 2011 as 9:38

Depois da tarde mais fria do ano, nesta segunda-feira (4), a melhor forma de se aquecer é investir na boa sopinha na hora do jantar. Porém, com a alta geral dos preços, escolher os ingredientes saudáveis para o corpo e o bolso pode significar em uma refeição leve em todos os sentidos.

As maiores quedas foram nos preços da mandioquinha e da abóbora (de 24,69%), segundo a última pesquisa elaborada pela Apas (Associação Paulista de Supermercados) em parceria com a Fipe (Fundação de Pesquisa Econômica Aplicada). Na mesa, a redução seria de aproximadamente R$ 0,30, no caso de o quilo ser vendido pelo preço médio de R$ 1,36.

Pode parecer pouco, mas, se forem levados em conta os outros ingredientes da receita, como a carne (de preferência a peça de músculo de boi, que também ficou mais barata), a opção pode ser a mais econômica dessa semana.

Comparada às sopas semi-prontas, a caseira é, de longe, a mais econômica, já que as industrializadas tiveram aumento de 2,84%, segundo a mesma pesquisa.

A reportagem pediu para a nutricionista Roseli Rossi, especialista em nutrição clínica (da clínica Equilíbrio Nutricional), elaborar a receita para o R7 . O resultado foi uma refeição de apenas 260,53 calorias (por porção), rica em fibras e proteínas. E o melhor: fácil de fazer.

Prepare:

Ingredientes  

4 pedaços grandes de músculo bovino sem gordura

20 pedaços pequenos de abóbora do tipo moranga

2 mandioquinhas de tamanho médio

1 prato (raso) de escarola

1 cebola

1 talo de salsão

1 tomate médio

2 1/2 copos de água

1 colher (chá) de sal light

1 colher (sopa) de azeite de oliva extravirgem

Modo de preparo

Higienize os vegetais adequadamente. Pique a escarola, a cebola, o alho, o tomate, a carne, a abóbora e a mandioquinha. Em uma panela acrescente todos os ingredientes e adicione dois copos de água e deixe ferver até cozinhar.

Espere esfriar, retire a carne e bata o restante no liquidificador. Volte à panela e ferva. Acrescente os pedaços de carne. Incorpore a mistura à sopa, mexendo até engrossar. Tempere com sal. Regue com o azeite. Sirva a seguir.

Valores nutricionais por porção

Calorias: 260,53 Kcal

Proteínas: 24,27 g

Lipídios: 7,75 g

Colesterol: 68,85 mg

Carboidratos: 22,56 g

Fibras: 2,40 g

fonte: R7

veja também