Especial de Natal - Frango à espanhola

Especial de Natal - Frango à espanhola

Atualizado: Sexta-feira, 9 Dezembro de 2011 as 11:18

Frango à espanhola (6 a 8 porções)

Ingredientes:

 8 pedaços de frango de sua preferência, com osso e sem pele  8 gomos de lingüiça toscana  6 tomates  2 pimentões vermelhos grandes  3 cebolas grandes ou 8 cebolas bem pequenas  3 cabeças de alho  1 xícara e meia de vinho branco seco (também pode ser vinagre branco ou vermelho)  1 xícara de azeite  Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo:

- Prepare a receita de véspera. Primeiro, divida os gomos de lingüiça em duas partes, coloque em uma panela, cubra de água e ferva ligeiramente. Escorra e reserve.

- Use uma panela grande de boca bem larga para cozinhar o frango. Dica: coloque todos os ingredientes juntos para poder mensurar o tamanho necessário da panela. Acomode todos os pedaços do frango na panela, com o osso virado para baixo. Em seguida coloque a cebola descascada e cortada em quarto – no sentido longitudinal, as cabeças de alho inteiras e a lingüiça.

- Limpe as sementes dos pimentões e corte cada um deles em seis pedaços. Em seguida, arrume-os por cima da lingüiça.

- Faça dois cortes em cruz nos tomates, a partir do topo, mas sem deixá-los se desprender da base.

- Polvilhe sal e pimenta-do-reino por cima de todos os ingredientes acomodados na panela e regue com o vinho ou vinagre e o azeite.

- Tampe e leve à geladeira até o dia seguinte, deixando marinar.

- Aproximadamente três horas e meia antes de servir, retire da geladeira.

- Leve a panela ao fogo brando desde o início e depois de ferver deixe cozinhar por aproximadamente duas horas – tudo com a panela tampada.

- O prato estará pronto quando o frango estiver bem macio, os pedaços dos pimentões com aparência enrugada, as cebolas bem molinhas e o alho com a sua carne como um purê.

- Sirva quente com arroz branco como acompanhamento (na semana que vem mostraremos uma receita deliciosa e diferente de arroz). 

veja também