Especial de Natal: receitas light do Vigilantes do Peso

Especial de Natal: receitas light do Vigilantes do Peso

Atualizado: Terça-feira, 21 Dezembro de 2010 as 11:59

Ceia de Natal é uma maravilha, porém uma perdição! Todo mundo gosta dessa época para reunir a família, trocar presentes e também para comer, não é?!

O Vigilantes do Peso passou pra gente receitas maravilhosas de comidinhas que você pode fazer em casa, mas com uma diferença: são todas light! Que tal unir o útil ao agradável e aproveitar essas receitas na sua ceia? Se joga!

PERU COM FRUTAS SECAS E MOLHO DE LARANJA

. 1 peito de peru inteiro, pesando cerca de 1kg . 1 limão médio . 1 xíc. de arroz cozido . 4 C.S. de amêndoas sem pele picadas grosseiramente (35g) . 4 C.S. de pistache descascado picado grosseiramente (35g) . 1 xíc. de castanha portuguesa cozida descascada fatiada (200g) . 1 xíc. de croutons light . 1 c.c. de canela em pó . 1 c.c. de casca de laranja ralada . 1 C.S. de hortelã seca . Sal e pimenta-do-reino a gosto . 2 c.c. de margarina light Molho de laranja:

. 1 C.S. de margarina light . 1 C.S. de farinha de trigo . 1/2 xíc. de suco de laranja . 2 xíc. de água . Sal a gosto . 6 pêras vermelhas pequenas frescas (500g)

Modo de preparo:

1. Esfregue o peito de peru com o suco de limão. Recheie com a mistura de arroz amêndoa, pistache, castanha, canela, casca de laranja e hortelã. Costure o peito do peru com uma linha grossa para o recheio não sair.

2. Arrume o peito do peru em um tabuleiro untado com gotas de óleo, tempere com o sal e a pimenta e regue com a margarina e coloque no forno para assar em temperatura média de 170°C, durante 2 horas.

3. Retire do forno, espere esfriar um pouco antes de fatiar. Sirva regado com o molho de laranja.

4. Molho de laranja: numa panela pequena, derreta a margarina em fogo brando, acrescente a farinha de trigo, mexa por 1 minuto para cozinhar. Acrescente o suco de laranja e a água e deixe ferver, mexendo até engrossar. Salpique sal se quiser.

5. Congele o peito de peru inteiro após esfriar, embrulhado em papel de alumínio e mantido em saco plástico fechado. Para consumo, descongele na geladeira e aqueça na hora. Faça o molho de laranja na hora de servir. Rende 6 porções.

Informações nutricionais por porção: 480 calorias, 42g de proteína, 36g de carboidrato, 19g de gordura, 5g de fibra

PANETONE DO VILIGANTES DO PESO

. 1 cubo de fermento biológico para pão . 2 C.S. de água morna . 4 C.S. de açúcar . 2 ovos . 2 C.S. de margarina light na temperatura ambiente . 1/2 c.c. de raspas de laranja . 1 c.c. de conhaque . 1 xíc. + 2 C.S. de farinha de trigo peneirada (140g) . 1 xíc. de frutas secas mistas bem picadas (180 g)

Modo de preparo:

1. Dissolva o fermento na água, em uma tigela, junto com 1 c.c. de açúcar. Deixe descansar até começar a crescer, por cerca de 5 minutos.

2. Bata, em velocidade média, os ovos com o açúcar restante até formar espuma. Adicione a margarina e bata até homogeneizar. Acrescente as raspas de laranja, o conhaque e a mistura de fermento. Continue a bater e acrescente às colheradas a farinha de trigo. Bata por mais 5 minutos. Acrescente as frutas secas e misture bem.

3. Tampe a tigela com um pano úmido ou plástico e deixe descansar até dobrar de volume, por cerca de 30 minutos.

4. Preaqueça o forno moderado a 200º C. Unte uma fôrma para bolo alta com gotas de óleo e polvilhe com 2 C.S. de farinha de trigo. Transfira a massa e leve ao forno por 10 minutos. Diminua a temperatura do forno para baixo 160º C. e deixe assar por cerca de 30 minutos ou até dourar por cima e o bolo começar a sair da fôrma.

5. Retire do forno, aguarde esfriar na temperatura ambiente. Embale em saco plástico, retire o ar e congele. Para consumir, basta deixar na geladeira ou no ambiente até descongelar totalmente.

Informações nutricionais por porção: 175 calorias, 3,9g de proteína, 34g de carboidrato, 3g de gordura, 2g de fibra

RABANADA LIGHT

. 1 ovo batido . 1 xíc. de leite desnatado . 1 pitada de noz-moscada . Adoçante granular equivalente a 4 c.c. de açúcar ou a gosto . 8 fatias finas de pão de rabanada (200 g) . 4 c.c. de margarina light . 2 c.c. de açúcar cristal . 1 c.c. de canela em pó Modo de preparo:

1. Bata levemente, em uma tigela, o ovo, o leite, a noz-moscada e o adoçante. Molhe o pão na mistura, alternando os lados, até toda a mistura ser absorvida. Numa frigideira antiaderente em fogo médio, derreta metade da margarina. Doure a metade do pão nos dois lados. Repita a operação até terminar. Arrume as fatias em uma travessa e salpique o açúcar misturado com a canela. Se quiser, embrulhe cada fatia em papel de alumínio e congele. Para consumir, basta deixar em temperatura ambiente e aguardar descongelar.

Informações nutricionais por porção: 200calorias, 8g de proteína, 30g de carboidrato, 4g de gordura, 2g de fibra

RABANADA DE FORNO COM MAÇÃ

. 1 ovo . 1 xíc. de leite desnatado . Adoçante equivalente a 4 c.c. de açúcar . 1-2 pitadas de cravo em pó . 8 fatias de pão de rabanada em cubos (200 g) . 2 maçãs vermelhas descascadas sem miolo picadas

Cobertura:

. 4 C.S. de farinha de trigo . Adoçante granular equivalente a 2 C.S. de açúcar . 2 c.c. de margarina light . 1 pitada de canela

Modo de preparo:

1. Unte uma fôrma refratária média com gotas de óleo e reserve.

2. Bata levemente, em uma tigela, o ovo, o leite, o adoçante e o cravo. Adicione os cubos de pão e a maçã e misture levemente. Reserve até o pão absorver todo o líquido.

3. Prepare a cobertura. Misture, em uma tigela, a farinha de trigo, o adoçante, a margarina e a canela até formar uma mistura esfarelada.

4. Unte uma forma refratária com gotas de óleo. Espalhe o pão com a maçã. Cubra com a mistura da farinha. Asse em forno preaquecido em temperatura moderada (180º C) por cerca de 35-40 minutos ou até dourar. Para congelar, aguarde esfriar, embrulhe em papel de alumínio ou em saco plástico sem ar. Para consumir, descongele e aqueça levemente se quiser.

Informações nutricionais por porção: 151 calorias, 5g de proteína, 28g de carboidrato, 2g de gordura, 2g de fibras.

veja também