Esqueça o regime e asse uma típica cuca alemã

Esqueça o regime e asse uma típica cuca alemã

Atualizado: Segunda-feira, 13 Dezembro de 2010 as 12:16

Que tal um doce diferente pode alegrar o começo da semana?

A cuca é um bolo de frutas tradicional da Alemanha e, na região Sul do Brasil, passou a fazer parte do cardápio cotidiano.

Com massa fofinha e cobertura de farofa doce, vai bem com um café passado na hora e pode ser apreciada no café da manhã ou em um chá da tarde. Pode ser feita com diversas frutas, como uva e banana.

A guloseima ainda é uma dica diferente para presentear os familiares nas festas de final de ano.

Experimente quentinha com sorvete, também é irresistível.

Ingredientes

Massa

1 colher (chá) de fermento biológico instantâneo 3/4 xícara (chá) de água 10 colheres (sopa) rasas de açúcar 1 ovo inteiro 5 colheres (sopa) de manteiga Raspas de limão a gosto 2 xícaras (chá) de farinha de trigo 1 pitada de sal Farofa 2 xícaras (chá) de farinha de trigo (250g) 2 xícaras (chá) de açúcar (320g) 12 colheres (sopa) de manteiga (150g)

Recheio

5 bananas-nanicas Açúcar a gosto

Modo de preparo

Para a massa, dissolva o fermento na água em uma vasilha. Em seguida, junte o açúcar e deixe descansar por alguns minutos. Acrescente o ovo, a manteiga e as raspas de limão. Por último, adicione a farinha de trigo e o sal e misture até que a mistura fique homogênea, mas com consistência mole, desgrudando dos dedos.

Coloque a massa em uma forma untada e polvilhada (20 cm x 25 cm) e deixe crescer por um período de 30 a 50 minutos.

Junte a farinha de trigo, o açúcar e a manteiga em uma vasilha para fazer a farofa. Agregue-os usando as pontas do dedos. Misture tudo até obter uma farofa úmida e solta.

Corte as bananas em rodelas para o recheio. Se preferir, polvilhe um pouco de açúcar, mexa e reserve.

Depois de crescida a massa, coloque as bananas cortadas em rodelas sobre ela. Por último, cubra com a farofa. Leve para assar por cerca de 30 minutos, em forno preaquecido a 150º C.

veja também