Evite odores e mantenha a geladeira sempre limpa

Evite odores e mantenha a geladeira sempre limpa

Atualizado: Quarta-feira, 12 Janeiro de 2011 as 11:37

Limpar a geladeira com álcool, somente com pano úmido ou com um pano seco? Carne congelada pode ser descongelada dentro e fora da geladeira?

Nada mais desagradável que abrir o refrigerador e sentir um odor estranho ou na hora daquela sede beber água que tenha gosto de algum alimento. Para não ser pego de surpresa, fique atento às dicas de especialistas.

Na hora da limpeza

Para eliminar odores, vale uma caixinha de bicarbonato de sódio em uma das prateleiras ou um copo com pó de café. Para cheiros mais fortes, limpe o interior da geladeira com uma solução de água e vinagre (um copo de cada).

Antes de iniciar qualquer limpeza, desconecte o cabo de força da tomada.

De acordo com a maneira que você armazena os alimentos o trabalho na hora de limpar o equipamento será maior ou menor. O nutricionista Daniel Henrique Bandoni da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP) dá a dica:

- O primeiro passo é estar sempre atento às datas de validade indicadas nas embalagens. Outro ponto é sobre alimentos que estragaram dentro da geladeira, que devem ser descartados imediatamente, mesmo que apenas uma fruta em um recipiente esteja estragado.

Flávio Luis Schmidt, engenheiro de alimentos e professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), explica que na hora da limpeza o ideal é utilizar esponja e detergente neutro.

- O cuidado deve ser tomado para não transferir o cheiro do produto para os alimentos. A maçã, por exemplo, pega facilmente o odor de qualquer produto, inclusive de outras comidas, como a cebola.

Adote algumas práticas:

- Jamais utilize produtos tóxicos ou abrasivos. Você pode danificar a pintura do equipamento ou contaminar a comida

- Para limpar sua geladeira, utilize uma esponja macia para não riscar ou um pano umedecido com água e sabão neutro para evitar cheiro

- Também é permitido usar uma solução de 1 colher (sopa) de bicarbonato de sódio para 2 litros de água morna

- As caixas de verdura e frutas podem ser retiradas e lavadas com cuidado, assim como compartimentos das portas que podem ser retirados e encaixados de volta

- Alimentos perecíveis não devem ficar na porta da geladeira, onde a temperatura varia muito

- Produtos de origem animal (os ovos, por exemplo) devem ficar na parte mais fria. Carnes sempre em embalagens bem fechada

- Evite deixar alimentos crus próximos dos já preparados para evitar contaminação

- Restos de comida devem ser armazenados em potes pequenos. O cuidado também ajuda na hora de esquentar porções únicas no micro-ondas ou no próprio fogão

Cuidados com frutas e carnes

O cuidado com as frutas começa ainda na hora da compra. Uma caixa de morango, por exemplo, merece atenção redobrada. Cheque o fundo da caixa e verifique se alguns frutos não estão amassados, correndo risco maior de ganhar bolor mais rápido. Se não for consumir imediatamente, guarde na geladeira, mas observe nos próximos dias o estado da fruta.

Flávio Luis Schmidt dá dicas para armazenar as frutas:

- A maioria das frutas guardadas no local correto, que é na gaveta da geladeira, duram três vezes mais. As maçãs, por exemplo, chegam a durar seis vezes mais quando refrigeradas.

Já os alimentos de origem animal, como queijos, leites e as próprias carnes, são os que provocam cheiro mais forte se não conservados corretamente no refrigerador.

- Se o consumo não será imediato, o correto é congelar. Não é aconselhável descongelar e congelar novamente, pois o alimento vai perder várias propriedades e até o cheiro pode ser alterado.

As carnes devem ser descongeladas da seguinte maneira: retire do freezer um dia antes e deixe os produtos dentro da geladeira, nunca em temperatura ambiente. Se o dia estiver quente, a carne for a do refrigerador pode estragar.

Schimidt explica que o grande segredo é o controle de estoque.

- É necessário gerenciar diariamente o que já existe dentro do aparelho e não acumular produtos e evitar também o desperdício.

No mínimo uma vez por semana é necessário checar o que está para vencer na geladeira.

E na hora da pressa, nada de guardar a comida com panela e tudo. Panelas foram feitas para preparar os alimentos, e só! Então deixe a preguiça de lado e organize a comida em potes plásticos.

Enlatados ficam fora da geladeira. Depois de aberto, armazene os alimentos também em potes plásticos. As latas podem até enferrujar com a umidade do refrigerador.

veja também