Exportações de biscoitos brasileiros superam 54 mil toneladas

Exportações de biscoitos brasileiros superam 54 mil toneladas

Atualizado: Segunda-feira, 24 Maio de 2010 as 3:06

As exportações de biscoitos brasileiros chegam a 54.369 toneladas em 2009.

O valor representou um faturamento de US$ 100,5 milhões. E detalhe: a América Central e a América do Sul representam 52% das exportações brasileiras destes produtos.

Os supermercados respondem por 46% das vendas de biscoitos no País, sendo 15% provenientes das grandes redes e 31% de empresas independentes. A importância deste segmento para os fabricantes é confirmada pelo estande coletivo da Associação Nacional das Indústrias de Biscoitos- ANIB - e do Sindicato das Indústrias de Massas Alimentícias e Biscoitos do Estado de São Paulo – SIMABESP – na feira APAS, que será realizada de 10 a 13 de maio, em São Paulo.

Com uma área de 445 metros quadrados, o estande reunirá os seguintes fabricantes: Bela Vista, Industop, J. Macedo, Massa Leve, Santa Edwiges, Germani, Berbau, C.L. Alves, Mezzani, Pavioli, Parmalat, Prodapys e Produtos Canário. Além destes, outros fabricantes do setor também marcarão presença na APAS em estandes individuais: (Marilan, Adria, Prodasa, Jasmine, Nestlé, Ninfa, Parati, Mabel, Siena, Bauducco, Dauper, Dunga, Piraquê, Pastifício Scala, Cassini Alimentos, Itamaraty, Arcor, Faville e Pastifício Selmi).

Para ANIB e SIMABESP, porém, a feira vai além deste posicionamento no mercado interno. A exemplo do que aconteceu no ano passado, os participantes da Rodada de Negócios visitarão a feira para terem contato direto com uma grande variedade de produtos do setor.

Atualmente existem 585 indústrias de biscoitos no Brasil, sendo que as 20 maiores representam 75% do mercado. Os canais de venda também são diversos: cerca de 46% das vendas dos fabricantes são feitas via supermercados; 21% por atacadistas; 18% por distribuidores; 12% direto ao varejo e mais 3% para canais como Cesta Básica e marcas próprias.

Apesar do cenário econômico mundial, o setor brasileiro de biscoitos encerrou o ano de 2009 com um crescimento de 2,5% em volume com relação a 2008, fechando o ano com um total de 1milhão 206 mil toneladas. Esta produção mantém o Brasil como o segundo maior mercado de biscoitos no mundo, ficando abaixo somente dos Estados Unidos. Os demais países do ranking são Inglaterra, Alemanha e França.

veja também