Faça a tradicional receita de escondidinho de mandioca com carne de sol

Faça a tradicional receita de escondidinho de mandioca com carne de sol

Atualizado: Quinta-feira, 20 Janeiro de 2011 as 11:10

Brasileiríssimo, o escondidinho é tradicionalmente feito com mandioca e carne de sol. O prato de origem pernambucana, que em São Paulo ganhou também ares de comida de boteco, é simples de fazer.

Hoje o prato é aberto a todas as variações que a imaginação permitir --bacalhau, linguiça, frango e camarão são algumas das possibilidades--, mas a base de mandioca e o modo de preparo são essencialmente os mesmo para qualquer recheio.

Confira abaixo a receita do restaurante Consulado Mineiro:

Escondidinho de mandioca com carne de sol

Ingredientes

300 gramas de mandioca 2 colheres de azeite de oliva 2 dentes de alho 1 tablete de caldo de legumes 100 gramas de queijo parmesão ralado 1/2 quilo de carne de sol 2 colheres de manteiga 1 cebola grande 100 gramas de requeijão 1 tomate sem pele cortado em cubos

Modo de preparo

Descasque a mandioca, depois lave e corte em pedaços. Coloque em uma panela para cozinhar com um pouco de água e sal. Depois de cozida, escorra a água e amasse até o ponto de um purê.

Em outra panela, faça um refogado com azeite de oliva, 2 dentes de alho, e 1 colher de sobremesa de caldo de legumes. Junte a mandioca amassada e deixe apurar por 20 minutos.

Corte a carne em pedaços. Cozinhe trocando a água por três vezes, para tirar todo o sal. Em seguida, desfie a carne de sol e reserve. Em uma panela, coloque a manteiga, a carne de sol, a cebola, o tomate e requeijão, deixe apurar por 10 minutos e reserve.

Montagem

Em uma forma, coloque a mandioca, por cima a carne de sol com o requeijão, em seguida outra camada de mandioca e, por último, o queijo parmesão ralado. Levar ao forno para gratinar.

Consulado Mineiro

R. Cônego Eugênio Leite, 504, Pinheiros, tel.: 0/xx/11/3898-3241

veja também