Faça churrasco e não esqueça os vegetarianos com milho e manteiga de gergelim

Faça churrasco e não esqueça os vegetarianos com milho e manteiga de gergelim

Atualizado: Quarta-feira, 20 Outubro de 2010 as 11:30

Churrasco lembra domingo a tarde, pão com vinagrete e carnes sendo preparadas no carvão. Quem é adepto de uma dieta vegetariana acaba se sentindo excluído ou relegado ao queijo na brasa, sem outras opções.

Não são apenas as carnes que podem ser preparadas na grelha. Frutas e vegetais também ficam saborosos e ganham um toque especial se forem grelhados. Independentemente do tipo de churrasqueira que usar, é possível fazer uma refeição que agrade a diferentes paladares.

O livro "200 Receitas de Grelhados Suculentos" oferece opções para petiscos, sanduíches e sobremesas. Podem-se fazer panquecas, omeletes e temperos, basta escolher seu gosto e preferência.

Além dos pratos, dicas para não deixar o alimento passar do ponto ou apenas defumá-lo são explicadas na introdução. A preocupação com a segurança e a higiene são lembradas em tópicos que explicam como utilizar a grelha com cuidado e limpá-la completamente.

Veja a seguir como preparar milho com manteiga de gergelim:

Milho com manteiga de gergelim

Rendimento:

6 porções

Preparo:

15 minutos, mais o tempo de resfriamento

Cozimento:

25-30 minutos

Ingredientes:

- 1 colher (sopa) de sementes de gergelim

- 4 colheres (sopa) de manteiga sem sal amolecida

- 1 pimenta vermelha pequena picada

- raspas e suco de 1 limão e mais um pouco para decorar

- 3 espigas de milho pequenas

- sal e pimenta a gosto

- agrião para servir

Modo de Preparo:

Torre levemente as sementes de gergelim numa frigideira. Deixe esfriar um pouco e coloque-as no processador com a manteiga, a pimenta, as raspas e o suco de limão, e sal e pimenta a gosto. Bata para misturar. Transfira essa manteiga aromatizada para um pedaço de papel-alumínio e molde-a em formato de bastão. Leve à geladeira por 30 minutos, retire o papel e corte em fatias.

Ferva as espigas de milho por 5 minutos, depois corte em fatias de 1 cm. Coloque cada uma sobre duas folhas de alumínio com uma fatia de manteiga por cima e embrulhe bem. Grelhe na churrasqueira quente por 20-25 minutos, até o milho amolecer. Decore com as raspas de limão e um pouco de agrião e sirva imediatamente com mais manteiga.

Variação:

Manteiga de coentro e pimenta

Misture 125 g de manteiga em temperatura ambiente com 2 colheres (sopa) de coentro fresco picado, 1 pimenta vermelha sem sementes picada e um pouco de pimenta-do-reino. Amasse bem, embrulhe como na receita e leve à geladeira. Sirva em pedaços

veja também