Faça cogumelos envoltos em camarões brancos

Faça cogumelos envoltos em camarões brancos

Atualizado: Segunda-feira, 26 Julho de 2010 as 8:25

O frio chega e todo mundo se rende às delícias de inverno. Inúmeros restaurantes fazem festivais com comidas típicas da estação. O Grande Hotel Campos do Jordão e o Grande Hotel São Pedro também estão fazendo eventos enogastronômicos.

No Grande Hotel Campos do Jordão, a chef do Restaurante Amadeus, Bella Mansano, comanda um menu especial.  Veja a receita de cogumelos envoltos no camarão e prepare-a em casa.      

Ingredientes

Oito unidades de camarão branco médio     

60 g de shitake

50 g de shimeji     

50 g de cogumelo tipo portobelo      

30 g de cogumelo tipo Paris     

25 g  cebola picada     

Um dente de alho picado

Um g de gengibre fresco picado)     

Dois ramos de tomilho     

Um galho pequeno de alecrim      

Seis folhas de manjericão      

120 g de tomate sem pele e sem sementes     

Um limão siciliano     

Duas folhas de couve     

Quatro colheres de chá de azeite      

Pimenta do reino     

Flor de sal      

Óleo de canola para fritar      

Emulsão de tomates frescos       

Modo de preparo      

       Limpar os camarões. Abrir ao meio, no sentido longitudinal, sem separar os lados. Pegar duas unidades e colocar sobre um plástico, com o lado de fora para cima, um ao lado do outro, em direções opostas. Cobrir com outro plástico e, com a ajuda de um martelo e das mãos, bater os camarões até formar uma lâmina homogênea.  Repetir a operação com os outros camarões.  Levar ao congelador até endurecer.   

Fritar a couve (cerca de 140 ºC).  Retirar e colocar sobre papel absorvente. Salpicar flor de sal. Reservar. Higienizar e Laminar os cogumelos. Em uma frigideira, aquecer duas colheres de azeite. Murchar a cebola e colocar o alho.  Adicionar os cogumelos (primeiro o portobelo, depois o shitake, na sequência o paris, e por último o shimeji), o gengibre picado, e as ervas. Temperar com sal e pimenta do reino ralada na hora. Acrescentar o vinho branco e evaporar o álcool. Adicionar o tomate e cozinhar até que os cogumelos estejam macios.  Retirar as ervas.   

Em uma assadeira, regar um fio de azeite e algumas gotas de limão siciliano.  Retirar os carpaccios de Camarão do plástico e repousar sobre ela.  Espremer o restante do limão, regar cerca de duas colheres de azeite e salpicar flor de sal.  Levar à salamandra ou ao forno por alguns instantes, até o camarão avermelhar. Distribuir os cogumelos nos centros das lâminas de camarão, e enrolar como crepe.  Regar o caldo que ficou na assadeira, a emulsão de tomates, e o azeite trufado.  Colocar a couve frita sobre ele, e servir.     

Rendimento:  quatro porções      

veja também