Faça como Bob Esponja e prepare delicioso hambúrguer de siri

Faça como Bob Esponja e prepare delicioso hambúrguer de siri

Atualizado: Quarta-feira, 6 Outubro de 2010 as 12:32

Bob Esponja trabalha diariamente na chapa do Siri Cascudo, fazendo os melhores sanduíches do fundo do mar. O restaurante do Sr. Sirigueijo está sempre lotado daqueles que querem se deliciar com um autêntico hambúrguer de siri. Toda a concorrência deseja descobrir o segredo do molho que faz dele o melhor.

O livro "200 Receitas Gostosas de Pescados" não revela o segredo da lanchonete, mas ensina como fazer em casa seu próprio hambúrguer de siri. O volume faz parte da coleção "Culinária de Todas as Cores". Com mais de dez títulos, cada um é dedicado exclusivamente a um tema. Há receitas de massas, vegetarianas, sobremesas, entre outras.

Esse volume ensina desde a melhor forma de comprar até os tipos de peixe que podem ser substituídos nas receitas. A conservação, também importante, é explicada de acordo com o tipo de pescado.

Cada variedade tem sua preparação rapidamente discriminada. Cuidados especiais devem ser tomados com lulas, mariscos e mexilhões. Os temperos que melhor combinam com o sabor natural do fruto do mar estão exemplificados.

Os pratos podem atender às exigências de diferentes menus. São petiscos, sopas, massas, grelhados e outras formas de cozimento.

Veja como preparar um hambúrguer de siri:

Hambúrguer de siri

Rendimento: 4 porções

Preparo: 15 minutos

Cozimento: 20-30 minutos

Ingredientes

2 colheres (sopa) de azeite 1 cebola picada 2 pimentões verdes picadinhos 2 dentes de alho amassados ½ maço de cebolinha picada 125 g de farinha de rosca 250 g de carne de siri 1 colher (sopa) de molho inglês ½ colher (chá) de pimenta-de-caiena 3 colheres (sopa) de salsa picada 1 ovo batido óleo de girassol para fritar sal alface-americana para servir relish de tomate* para servir (opcional)

*(Molho de tomate agridoce com vinagre, mostarda, açúcar e canela)

Modo de Preparo

Aqueça o azeite numa frigideira e refogue a cebola e o pimentão em fogo brando por 5 minutos, ou até amolecerem. Junte o alho e a cebolinha e frite por mais 5 minutos. Transfira para uma tigela.

Misture a farinha de rosca, a carne de siri, o molho inglês, a pimenta-de-caiena, a salsa e o ovo batido e tempere com um pouco de sal. Mexa bem com uma colher de pau ou com as mãos, até obter uma mistura uniforme.

Separe em 4 partes iguais e molde 4 bolas. Achate-as formando hambúrgueres.

Aqueça um pouco de óleo de girassol numa frigideira grande. Frite os hambúrgueres (em 2 levas, se necessário) por 4-5 minutos de cada lado, até dourarem. Sirva sobre uma cama de alface, cobertos com relish de tomate, se desejar.

Variação:

Quesadillas de siri

Pincele um dos lados de 2 pães sírios com um pouco de óleo. Misture 250 g de carne de siri com 2 colheres (sopa) de maionese, tempere com sal e pimenta e junte 1 colher (sopa) de estragão. Misture bem. Espalhe sobre a superfície não untada dos pães. Pique 2 tomates e junte à mistura de siri. Cubra com a outra metade de pão. Pincele com um pouco de óleo. Aqueça uma frigideira seca em fogo alto e deixe as quesadillas por 1 minuto de cada lado, ou até dourarem. Corte em 6 pedaços e sirva com salada de rúcula.

veja também