Faça deliciosos churros em casa

Faça deliciosos churros em casa

Atualizado: Quinta-feira, 24 Fevereiro de 2011 as 3:28

Churros são pequenas delícias absolutamente irresistíveis. É muito fácil encontrar banquinhas que os vendam em diferentes lugares, mas que tal prepará-los em casa?

A receita integra o livro "200 Receitas Incríveis de Bolos e Biscoitos", lançamento do mês da Publifolha.

Os doces podem ser rápidos e fáceis de preparar ou mesmo complexos e ideais para festas e ocasiões especiais.

Além das receitas, há uma explicação básica dos utensílios mais utilizados para quem não está familiarizado com a cozinha, as técnicas mais comuns nos preparos e dicas para que o prato seja finalizado brilhantemente.

Veja como preparar churros em casa:

Churros

Rendimento:

12 unidades

Preparo:

20 minutos

Cozimento:

6-9 minutos

Ingredientes:

- 200g de farinha de trigo

- ¼ de colher (chá de sal

- 5 colheres (sopa) de açúcar

- 275 ml de água

- 1 ovo batido

- 1 gema

- 1 colher (chá) de essência de baunilha

- 1 litro de óleo de girassol

- 1 colher (chá) de canela em pó

Modo de Preparo:

Misture a farinha com sal e 1 colher (sopa) de açúcar. Ponha a água em uma panela e deixe ferver. Tire do fogo, junte a farinha e bata bem, Recoloque no fogo e mexa até a massa se soltar da panela e formar uma bola. Deixe esfriar por 10 minutos.

Adicione aos poucos o ovo, a gema e a baunilha, batendo sempre, até a massa ficar uniforme. Coloque em um saco de confeitar de náilon com bico lido de 1 cm.

Ponha o óleo em uma panela média até ficar com 25 cm de profundidade. Aqueça a 170ºC - para ver se a temperatura está boa, coloque um pouquinho de massa na panela; se borbulhar, está pronto. Esprema espirais, formas de "s" e linhas curvas na gordura quente, em levas pequenas. Use uma tesoura para interromper o fluxo da massa. Frite os churros por 2-3 minutos, até dourarem. Se for preciso, vire-os uma vez para o dourado ficar uniforme.

Escorra os churros em papel-toalha. Salpique com o açúcar restante, misturando com a canela. Frite mais levas até usar toda a massa. Sirva morno ou frio. De preferência, consuma no mesmo dia.

Variação

Churros de Laranja

Substitua a baunilha por raspas de 1 laranja. Continue como indicado acima. Salpique com açúcar puro.

veja também