Faça muffins com receita sueca de baixa caloria

Faça muffins com receita sueca de baixa caloria

Atualizado: Quinta-feira, 10 Fevereiro de 2011 as 11:10

Harley Pasternak trabalha com muitas celebridades. É o responsável por esculpir alguns dos físicos mais invejados de Hollywood com o que chama de a dieta dos 5 fatores.

Ao longo dos anos de trabalho, Pasternak percorreu o mundo em busca de novas receitas para variar os cardápios de seu programa. Foi assim que percebeu a grande diferença entre os habitantes de alguns lugares.

Por que os japoneses da região de Okinawa têm uma das maiores expectativas de vida do mundo? Como os chineses mantêm o peso? O que acelera o metabolismo nos coreanos?

Foi com estas perguntas que Harley estudou os hábitos alimentares dos dez países mais saudáveis do mundo. "Dieta dos Países Magros" reúne o que há de melhor e mais saudável na culinária destas nações.

Além de explicações detalhadas do que faz estes dez lugares os mais saudáveis do mundo, há receitas típicas e sugestões de cardápios para se emagrecer e conquistar o corpo das estrelas do cinema.

Veja como preparar muffins com mirtilos da Suécia:

Muffins de centeio com blueberries

Rendimento

12 muffins

Tempo de preparo

10 minutos

Tempo de cozimento

16 minutos

Assar é uma parte importante na cultura sueca. Os muffins podem ser servidos no café da manhã, como lanche ou no jantar.

Dica: a semente da linhaça é rica em ácidos graxos de ômega 3, que ajudam a diminuir o colesterol. As sementes devem ser moídas para que o corpo absorva seus nutrientes. Use um moedor de café ou de condimento para moê-las.

Ingredientes:

- 1 xícara de farinha de centeio

- 1 xícara de farinha integral ou de confeiteiro

- ¼ de xícara de semente de linhaça moída

- 1 colher de chá de sal

- 1 colher de chá de fermento em pó

- ½ colher de chá de bicarbonato de sódio

- 1 xícara de leite desnatado

- 3 claras de ovo

- ¼ de xícara de óleo de canola

- 3 colheres de sopa de néctar de agave

- 1 xícara de blueberries ou de amoras silvestres congeladas

- ¾ de xícara de iogurte natural desnatado para cada porção

Modo de preparo

Pré-aqueça o forno a 200ºC.

Em um recipiente grande, misture as farinhas, a linhaça, o sal, o bicarbonato de sódio e o fermento em pó.

Em outro recipiente bata as claras, o óleo e o néctar de agave. Junte os ingredientes líquidos aos ingredientes secos e misture bem até ficar uma massa homogênea. Acrescente as amoras ou blueberries.

Coloque a massa nas forminhas e asse por 16 minutos,a te que, ao enfiar um palito na massa, ele saia limpo. Quando prontos. Retire-os do forno, deixe esfriar, desinforme e sirva com iogurte.

veja também