Faça receita de suflê salgado com bacalhau

Faça receita de suflê salgado com bacalhau

Atualizado: Terça-feira, 30 Novembro de 2010 as 10:39

Poucos ingredientes são tão caros à cozinha portuguesa quanto o bacalhau. Por isso, ele não poderia ficar de fora dos destaques do livro "As Receitas das Famílias Portuguesas", recém-lançado no Brasil.

O livro foi compilado pela portuguesa Filipa Vacondeus e traz receitas e dicas para o preparo de pratos tradicionais do país.

Confira abaixo o encontro do bacalhau com uma receita francesa: o suflê.

Suflê de bacalhau

Ingredientes:

80 g de bacalhau 1/2 litro de leite 4 ovos 4 colheres de sopa, bem cheias, de farinha de trigo 1 colher de sopa de manteiga Suco de limão Sal Pimenta-do-reino

Modo de preparo:

Cozinhe o bacalhau, limpe-o bem, retirando peles e espinhas, e passe-o duas vezes pela máquina de moer ou triture-o ligeiramente na centrífuga. Dilua a farinha em um pouco de leite frio e, em seguida, adicione o leite restante e a manteiga e leve ao fogo, mexendo sem parar até a farinha cozinhar e formar um creme liso.

Tempere com sal, pimenta-do-reino e gotas de suco de limão. Junte o bacalhau e as gemas e bata bem para incorporar. Bata as claras em neve, incorpore-as delicadamente no preparado anterior e despeje tudo em uma forma refratária ou em forminhas individuais, previamente untadas com manteiga. Leve ao forno aquecido a 200ºC, cerca de 20 minutos, ou até crescer e dourar.

veja também