Faça salada de frutas secas para a ceia de Natal

Faça salada de frutas secas para a ceia de Natal

Atualizado: Terça-feira, 23 Novembro de 2010 as 10:38

No mês de novembro começam os preparativos para as festas de fim de ano. Montar a árvore de Natal, comprar os presentes, estocar os alimentos, escolher o cardápio. Nesta época, shoppings e supermercados ficam lotados, especialmente na véspera das datas.

Alguns pratos são tradicionais e não podem faltar na ceia. Peru, bacalhau, rabanada, bolo e frutas secas fazem parte das refeições natalinas. Às vezes, isso pode se tornar repetitivo e enjoado. Para aqueles que desejam variar ou descobrir novas formas de preparar os clássicos "200 Receitas Fabulosas para o Natal" é a solução.

Recheios para o peru, acompanhamentos, bolos, biscoitos, bebidas e delícias que servem como presente estão no livro. Ele oferece, também, solução para um grande problema do período, as sobras. Há um capítulo inteiramente dedicado ao que fazer com o resto de peru que não foi consumido na noite de Natal.

Além disso, técnicas para decorar os bolos, preparar o peru, temperá-lo e fatiá-lo estão explicadas na introdução. A conservação dos ingredientes e receitas bases também estão discriminadas.

Veja como preparar uma salada com as frutas secas:

Salada de frutas secas

Rendimento :

6 porções

Preparo:

5 minutos, mais o tempo de maceração

Cozimento:

10-15 minutos

Ingredientes:

- 175 g de damascos secos

- 175 g de ameixas secas

- 125 g de figos secos

- 125 g de maçãs secas

- 600 ml de suco de maçã

- 2 colheres (sopa) de brandy

- 25 g de nozes picadas

Modo de Preparo:

Coloque as frutas secas numa tigela com o suco de maçã e deixe macerar de um dia para o outro.

Transfira para uma panela e deixe ferver por 10-15 minutos.

Passe para um recipiente de vidro e espalhe por cima o brandy. Salpique com as nozes. Sirva quente ou fria com creme de leite ou sorvete.

Variação:

Farofa de frutas e castanha

Deixe macerar e cozinhe as frutas como indicado acima, depois transfira para um refratário. Em vez de brandy e nozes, faça uma farofa para a cobertura. Incorpore 75 g de manteiga sem sal a 175 g de farinha integral, até virar uma farofa. Junte 50 g de açúcar mascavo e 50 g de avelãs picadas. Espalhe sobre as frutas e asse em forno preaquecido a 200ºC por 25-30 minutos.

veja também