Faça torta de manga caramelizada com maçarico

Faça torta de manga caramelizada com maçarico

Atualizado: Segunda-feira, 29 Novembro de 2010 as 10:36

Pratos preparados por grandes chefes remetem a comidas requintadas e complicadas, mas nem sempre isso é verdade. Gordon Ramsay, conhecido por seu gênio e programas de televisão, propõe em seus livros receitas fáceis.

Autêntico, preza pelos sabores e pela utilização dos melhores ingredientes, sempre. Em "Um Chef para as Quatro Estações", Ramsay alia suas qualidades ao clima, permitindo que se cozinhe com frutas e vegetais da época e com o tipo de comida que combina melhor com tempo.

Há sopas frias para o verão, carnes para o inverno, legumes frescos para a primavera e frutas para o outono. É claro que, como o autor explica, tudo pode ser adaptado importando-se ingredientes de lugares que estão na estação propícia para ele.

Veja como preparar um torta de manga da primavera:

Tortas de manga de fácil preparo com sorvete de fromage Blanc

O início das vendas de maçaricos em lojas de equipamentos de cozinha com certeza aumentou ainda mais a aventura de se cozinhar em casa. As cozinheiras (ou cozinheiros) agora podem criar coberturas caramelizadas rápidas e gostosas. Esta receita é um exemplo em que o uso do maçarico é vantajoso. A base é feita com massa folhada, que pode ser comprada pronta. No entanto, para melhorar o sabor, sugiro que você faça a massa em casa.

Rendimento:

4 porções

Ingredientes:

- 500g de Massa Folhada Caseira ou 2 pacotes de massa pronta de 375g

- açúcar de confeiteiro

- 4 mangas médias maduras

- 2 maracujás maduros

- 1 colher (sopa) de hortelã fresca picada

- sorvete de Fromage Blanc para servir

Modo de Preparo

1. Abra a massa folhada até que fique com espessura de um pouco mais de dois centímetros. Corte quatro círculos de 12cm de diâmetro - você pode usar um pires como molde. Coloque-os em uma assadeira sem borda. Espete os círculos de massa várias vezes e deixe-os na geladeira por 20 minutos.

2. Enquanto isso, aqueça o forno a 200ºC.

3. Quando estiver pronto para assar, cubra os círculos com uma folha de papel-manteiga e coloque uma assadeira pesada por cima, de modo que a massa fique prensada entre as duas assadeiras. Asse por 10 a 12 minutos até que os círculos fiquem dourados e crocantes. A assadeira de cima vai manter a massa achatada.

4. Retire a assadeira de cima. Cubra os círculos de massa com muito açúcar de confeiteiro peneirado e devolva-os ao forno para que a cobertura derreta e cristalize. Retire e passe os círculos para uma grelha para que esfriem e fiquem crocantes.

5. Descasque as mangas e retire duas farias grossas de cada uma, tangencialmente ao caroço. Corte as fatias na forma de meias-luas e coloque-as em cima dos círculos de massa, amontoando-as no meio.

6. Abra os maracujás e passe a polpa para uma pequena peneira posta em cima de uma tigela. Peneire o suco e a polpa. Regue as fatias de manga com eles.

7. Peneire o açúcar de confeiteiro sobre as frutas e caramelize-o imediatamente com um maçarico. Caso você não possua um, preaqueça a grelha ao rubro e caramelize o açúcar dessa maneira. No entanto, tome cuidado porque a grelha pode queimar as bordar da massa.

8. Deixe as tortas esfriarem um pouco e salpique hortelã picada por cima. Desfrute a sobremesa quente com bolas de fromage Blanc ou de um sorvete industrializado.

veja também