Faça um prato leve e saudável

Faça um prato leve e saudável

Atualizado: Sexta-feira, 9 Outubro de 2009 as 12

Com a chegada da primavera e o conseqüente aumento de temperatura, a Associação Brasileira das Indústrias de Massas Alimentícias (Abima) sugere refeições leves à base de legumes e frutas. O próprio Guia Alimentar para a População Brasileira do Ministério da Saúde recomenda o consumo diário de seis porções do grupo arroz, pães, massas, tubérculos e raízes. Veja a seguir como preparar Saladinha de Macarrão com Ratatouille.

Saladinha de Macarrão com Ratatouille

Ingredientes

350 gramas de massa curta cozida al dente 8 colheres das de sopa de azeite de oliva 3 pimentões vermelhos cortados a gosto 1 pimenta dedo de moça pequena, bem picada 3 cebolas médias, cortadas em pétalas 2 abobrinhas italianas cortadas a gosto 1 berinjela cortada a gosto 2 dentes de alho picados 1 buquê garni (galhos de salsinha, pimenta do reino branca, galhos de tomilho, sementes de erva doce e folhas de louro) sal e pimenta-do-reino a gosto 250 gramas de tomatinho cereja cortados a gosto 100 gramas de azeitona preta sem caroço (opcional) Sal à gosto caldo de 1 limão cravo ½ xícara das de chá de folhas de hortelã fresca bem picadas 2 colheres das de sopa de salsinha picada a gosto 50 gramas de uva passa preta (opcional) Modo de preparo

Comece fritando os legumes separadamente. Primeiro, frite o pimentão e a pimenta em um fio de azeite. Quando estiver al dente retire do fogo e reserve

Faça a mesma coisa com a cebola frite em um fio de azeite até dourar, sem deixar escurecer demais. Quando estiverem douradas, acrescente um pouquinho de sal, tire do fogo e reserve. Repita o procedimento com a abobrinha e com a berinjela.

Depois de fritar todos os legumes separadamente, em uma panela grande coloque o azeite de oliva, o alho picado acrescente os tomates, as azeitonas, o buque garni para refogar e deixe cozinhar por mais ou menos 5 minutos. Feito isso, acrescente todos os legumes reservados, misture tempere com sal e pimenta, deixe cozinhar por mais 5 minutos. Quando estiver cozido, misture a massa, a salsinha, o limão e a hortelã. Leve a geladeira por 4 horas ou mais. Retire o buque garni e sirva com pão italiano.

Dica: Este prato pode ser servido quente ou frio.

Rendimento: 4 porções          Grau de dificuldade: médio         Tempo de Preparo: 1 hora

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