Fácil de fazer: coxinha de frango

Fácil de fazer: coxinha de frango

Atualizado: Segunda-feira, 23 Janeiro de 2012 as 8:54

ingredientes

    2 cebola
    2 dentes de alho
    4 batatas grandes
    1 tomate
    2 sachês de caldo de galinha
    1 peito de frango
    ½ colher de sopa de coloral
    ½ colher de sopa de margarina
    270g de farinha de mandioca fina
    2 colheres de salsa picada
    Sal e pimenta do reino a gosto
    300g de farinha de rosca para empanar
    1 xícara de leite
    1 ovo batidinho
    Óleo (para fritar)

modo de preparo

Cozimento do frango

Numa panela funda, refogue uma cebola picadinha e o dente de alho no azeite. Adicione o frango, dois sachês de caldo de galinha, o coloral, a margarina e um litro de água. Cozinhar o frango até começar a soltar do osso do peito.

CURIOSIDADE: Coloral e Páprica são ingredientes diferentes, uma vez que o coloral têm como base o urucum e a páprica têm o pimentão vermelho moído.
Retirar o frango, desfiar. Guardar o caldo.

MassaCorte as batatas grosseiramente e coloque-as para cozinhar no caldo do frango. Assim que estiverem cozidas, espremer para formar um purê.

Acrescentar a farinha de mandioca, misturando bem para ficar uniforme e deixe descansar por 15 minutinhos.

Recheio
Refogue a outra cebola restante e adicione o frango desfiado. Acrescente o tomate picadinho sem pele, a salsa picada e acerte o sal e a pimenta.
Como MontarExistem para vender forminhas exclusivas para coxinhas, com o fundinho afunilado - ótimas para quando for cozinhar para uma ocasião especial. Caso não tenha, não tem problema, dá para fazer na mão também!

Com a massa fria, faça um bolinha na palma da sua mão e depois amasse-o, formando um disco. Coloque o recheio também já resfriado e para fechar a coxinha, basta fazer uma trouxinha com as bordas do disco formado pela massa e depois enrole.

Passe a coxinha em uma mistura de leite e ovo batidos e depois na farinha de rosca.

Quem quiser, pode adicionar queijo catupiry no recheio. Dessa forma, é só acrescentar o queijo logo depois do recheio e fechá-la. Dica: prefira o queijo mais consistente, pois se estiver muito cremoso pode dificultar na hora de enrolar o salgadinho.

Fritar em óleo.

veja também