Farinha de linhaça ajuda a queimar a gordura

Farinha de linhaça ajuda a queimar a gordura

Atualizado: Segunda-feira, 22 Fevereiro de 2010 as 12

Conheça todos os benefícios da linhaça, que fará você secar até 3 kg em apenas uma semana!

É incrível como uma semente pequenina pode trazer tantas vantagens para a saúde! A linhaça, alimento originário do Egito, quando ingerida em forma de farinha, controla o colesterol, regula o intestino e elimina a gordura do corpo.

Seu efeito emagrecedor, aliás, foi cientificamente comprovado em pesquisa da Universidade Federal do Rio de Janeiro - tanto que conquistou famosas como Alinne Moraes e Flávia Alessandra. A seguir, mostramos mais benefícios do alimento e ensina a receita de cinco bebidas à base de linhaça que farão você perder 3 kg em sete dias.

Como fazer a farinha

Você pode comprar a linhaça em semente (mais barata) ou farinha (mais cara). Entretanto, os benefícios são melhor aproveitados ao ingeri-la em forma de farinha - quando está em grãos, o óleo dentro da casca não é absorvido pelo corpo. Se quer comprar em sementes, pode triturá-las no liquidificador, mas prepare apenas o que for usar na hora e consuma em seguida.

Você pode encontrar dois tipos de linhaça: dourada e marrom. "A dourada tem mais ômega 3 e ômega 6, além de maior efeito antioxidante", diz a nutricionista Fernanda Machado Soares. Mas qualquer uma delas trará em 13 benefícios importantíssimos.

1- Reduz o peso

"Esse alimento é excelente para emagrecer, pois elimina o colesterol de forma rápida”, explica Fernanda. Além disso, controla a fome que aparece fora de hora, graças às fibras que tem. "Ele tem cinco vezes mais fibras que a aveia, por exemplo", afirma a nutricionista.

2 - Regula o intestino

A linhaça é o alimento que contém mais fibras na natureza: em 100 g há cerca de 33 g de fibra! Por isso, ela tem grande poder de deixar o intestino funcionando regularmente.

3 - Controla o diabetes

"Isso acontece por causa da fibra lignana da linhaça, que diminui a absorção de açúcar", explica a nutricionista funcional Daniela Jobst.

4 - Ameniza a TPM

A fibra lignana também possui fitoestrógeno, substância capaz de regular os hormônios femininos. Ao diminuir a variação hormonal, a semente, consequentemente, ameniza os sintomas da TPM e da menopausa.

5- Dá mais energia

"Assim como a castanha-do-pará, a linhaça tem ácidos graxos que são eficientes fornecedores de energia", explica Paulo Henkin, nutrólogo da Associação Brasileira de Nutrologia.

6- Cuida do coração

É uma das poucas fontes não animal de ômega 3, tipo de gordura que ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares.

7- Seca gordura

O ômega 3 ainda tem papel importante no emagrecimento por ser anti-inflamatório: "Como a gordura é um processo inflamatório, o consumo de ômega 3 favorece sua perda", afirma Daniela.

8 - Ajuda a evitar a anemia

Ela tem um tipo de polissacarídeo que limpa o intestino e melhora a absorção da vitamina C dos alimentos. Essa vitamina tem papel importante na absorção de ferro, que combate a anemia.

9 - Fortalece o organismo

Quem come linhaça protege o sistema imunológico de doenças graças à presença de bioflavonóides.

10 - Tira o inchaço

Ao melhorar o funcionamento do intestino através das fibras, reduz a retenção de líquido e elimina as toxinas do organismo.

11- Pode combater tipos de câncer

Essa propriedade de linhaça é responsabilidade da fibra lignana: ela pode ajudar a parar a produção de células concerosas, reduzindo riscos de câncer de mama, cólon e próstata.

12 - Controla o sistema nervoso

Isso acontece devido à presença de ômega 3, “antioxidante que atua na constituição do sistema nervoso, tornando a células mais flexíveis e acalmando as reações inflamatórias”, explica Fernanda.

13 Rejuvenesce

A alta concentração de ômega 3, ômega 6 e ômega 9 exerce essa função. “Eles combatem os radicais livres que são responsáveis pelo envelhecimento”, diz Fernanda. A presença de vitamina E também ajuda a manter pele e cabelos lindos.

Shake para regular o intestino

Ingredientes

1 copo (200 ml) de leite de soja light 1/2 mamão papaia 1 colher (sopa) de farinha de linhaça dourada Shake para dar energia

Ingredientes

Suco de 2 laranjas espremidas 4 morangos 1 colher (sopa) de farinha de linhaça dourada Shake para diminuir a gordura localizada (RS 2,60)

Ingredientes

1/4 de avocado (abacate pequeno) 1/2 copo (200 ml) de leite de soja light 1/2 limão 1 sachê de adoçante em pó 1 colher (sopa) de farinha de linhaça dourada Shake para desintoxicar (RS 2,90)

Ingredientes

3 ameixas sem caroço 1/2 pote de iogurte natural sem açúcar 1 colher (sopa) de farinha de linhaça dourada Shake para se recuperar após atividades físicas (RS 2)

Ingredientes

1/2 pote de iogurte natural sem açúcar 1 colher (sopa) de farinha de linhaça dourada 1 banana pequena 1 lasquinha (1 cm) de gengibre cortado por Belissa Rotondi

veja também