Fast-food à japonesa

Fast-food à japonesa

Atualizado: Quinta-feira, 18 Março de 2010 as 12

O gyu-don, tigela de arroz com carne refogada, é o carro-chef da rede de fast-food japonesa Sukiya, que inaugurou hoje, em São Paulo, sua primeira loja na América do Sul. O ponto escolhido, claro, fica pertinho do bairro da Liberdade, na Rua Vergueiro, 72, região que abriga boa parte da comunidade nipônica.

Um dos pratos mais populares nas ruas do Japão, ao lado do lamen e do carê, o gyu-don (lê-se guiudon) é vendido na casa em combos, com salada e bebida, a partir de R$ 10 (pequeno), a versão tradicional com carne bovina.

O cliente ainda pode escolher opções com carne de porco, frango agridoce e vegetais em conserva picantes. O cardápio traz ainda porções de carne (R$ 6), sopa de carne de porco, arroz e kara ague (frango frito crocante).

Com 1.395 estabelecimentos espalhados pelo Japão, e algumas casas na China, a rede criou para a loja ocidental duas receitas adaptadas ao paladar brasileiro: o gyu-don com feijoada ou com molho de tomate, feijão preto e cenoura.

O movimento hoje foi intenso, com curiosos, senhorinhas posando para fotos na entrada e muitos japoneses ou descendentes querendo aplacar a fome e um pouco a saudade de um sabor tão tradicional.

"Não trabalhamos com franquias. Todas as lojas são nossas e já estamos procurando outros pontos para ampliar a rede em São Paulo", contou Masahiko Tamai, diretor-presidente do grupo Zénsho do Brasil.

Postado por: Felipe Pinheiro

veja também