Feijão sem Segredos

Feijão sem Segredos

Atualizado: Sexta-feira, 9 Setembro de 2011 as 8:40

Para quem tem experiência na cozinha, fazer feijão pode ser uma das atividades mais banais do mundo.

Mas para quem está começando a se aventurar entre as panelas, o inocente feijãozinho pode parecer um bicho de sete cabeças.

Aí vai um passo a passo para quem quer aprender a fazer esse acompanhamento simples, delicioso e super nutritivo.

Rendimento:

De quatro a cinco porções

Ingredientes:

2 xícaras de feijão

4 xícaras de água (ou o suficiente para cobrir o feijão)

3 colheres de óleo

3 dentes de alho bem picados

1 folha de louro

1 colher de chá de sal

Modo de fazer:

- Pegue o feijão e retire todas as pedrinhas e sujeiras que podem vir junto com os grãos.

- Lave bem sob água corrente, em um escorredor. Ponha o feijão em uma bacia, cubra com água (mais ou menos duas xícaras) e deixe de molho por pelo menos duas horas.

- Coloque o feijão dentro de uma panela de pressão. Acrescente mais duas xícaras de água. A água deve cobrir o feijão. Feche bem a panela e deixe cozinhar por cerca de 15 minutos. O tempo de cozimento varia. Quanto mais novo é o feijão, mais rapidamente ele vai ficar cozido.

- Desligue o fogo. Espere a panela esfriar e todo o vapor sair e, com cuidado, abra a panela. Prove. Se achar que o feijão ainda está um pouco duro, cozinhe por mais uns 5 minutos.

- Em outra panela, aqueça o óleo e acrescente o alho. Refogue o alho, com cuidado para não deixar queimar.

- Pegue uma concha do feijão cozido na panela de pressão e coloque-a nessa outra panela onde você refogou o alho. Amasse o feijão. Isso vai fazer com que o caldo engrosse.

- Em seguida, transfira o restante do feijão da panela de pressão para a segunda panela. Se achar que está muito seco, coloque mais meia xícara de água. Acrescente o louro e o sal e mexa. Deixe ferver até o caldo engrossar, em fogo médio.

Quanto mais tempo você deixar, mais grosso ele vai ficar. Aí vai do seu gosto fazer um caldo mais ralo ou mais espesso. Fique de olho para não queimar e está pronto!

veja também