Feijoada light: o mesmo sabor com muito menos calorias

Feijoada light: o mesmo sabor com muito menos calorias

Atualizado: Quinta-feira, 23 Abril de 2009 as 12

A gastronomia brasileira é rica e apreciada não só pelos filhos da terra, mas também por pessoas de todas as nacionalidades que passam por aqui. Falta, entretanto, adequar as receitas culinárias, para que algumas delas não sejam tão calóricas e seus ingredientes não façam mal à saúde. "Com criatividade e conhecimento a cerca de alimentação saudável, podemos transformar  muitos dos nossos pratos tradicionais em refeições magras, sem abrir mão do sabor e da tradição", defende a endocrinologista Ellen Simone Paiva, diretora do Citen, Centro Integrado de Terapia Nutricional.

A feijoada é um bom exemplo disso. Além do feijão preto, uma feijoada tradicional contém paio, costelinha, lombo defumado, carne seca, lingüiça calabresa e várias partes do porco, todas muito saborosas e com uma grande quantidade de gordura saturada. Para acompanhar: farofa preparada na manteiga, torresminho e couve, que poderia salvar o prato, mas vem puxada na manteiga e com pedacinhos de bacon frito. "Esta delícia não sai por menos que 2000 calorias, num prato médio", diz a nutricionista do Citen, Amanda Epifanio.

"Além do alto valor calórico, a gordura saturada embutida em nosso prato mais tradicional é a nossa grande preocupação, uma vez que está relacionada à elevação do colesterol, com toda sua desastrosa conseqüência à saúde cardiovascular.  O que precisamos adequar nesse prato, o excesso de gorduras,  esbarra na grande dificuldade de que é justamente ela a fonte de todo o sabor da feijoada", diz a nutricionista.

E agora, não vamos mais comer feijoada? Vamos abolir para sempre a guloseima de nosso cardápio? Claro que não! "Vamos reinventar a feijoada, tão saborosa, mas muito menos calórica e mais magra. Não é sonho ou piada... Vamos deixar o preconceito de lado, de que tudo que é light não é saboroso, arregaçar as mangas e preparar uma deliciosa feijoada, adequada aos padrões de saúde dos dias de hoje", defende Amanda Epifânio.

Feijoada Light (receita retirada da revista Sabor, editada pelo Pão de Açúcar)

Ingredientes

1 kg de feijão preto escolhido e lavado 2 folhas de louro 1 laranja com casca 3 litros de água 1 cebola picada 1 frango defumado desfiado 500g de salsicha de peru em rodelas 500g de blanquet de peru cortado em cubos 500g de presunto de peru defumado 100g de ricota defumada (pedaço inteiro) Sal a gosto Modo de Preparo:

Em uma panela de pressão, cozinhe o feijão, o louro e a laranja com casca até que o feijão esteja macio. Em outra panela, adicione a cebola em 2 colheres (sopa) de água e deixe suar. Junte o feijão cozido, as carnes,  a ricota defumada e cozinhe por 15 minutos. Ao final, acerte o sal, retire a laranja e a ricota e sirva em seguida. Conte as calorias:

Porção: 200g Valor calórico: 200 calorias

veja também