Festa em casa

Festa em casa

Atualizado: Terça-feira, 9 Novembro de 2010 as 11:42

Não tenho certeza se o estresse de uma festa pode algum dia vir a ser aliviado por completo, mas, pelo menos, é fácil diminuir a carga no quesito alimentação. Meu programa anti-pânico vai direto ao ponto: concentre-se em comida que pode ser preparada com antecedência. No verão, é quase que automático, e compreensível, querer preparar saladas e petiscos frios - mas eles não agüentam muito tempo no calor. Eu também não sou muito fã de canapés. Eu gosto de servir petiscos que os convidados podem pegar entre uma conversa e outra, mas que também tenham consistência.

Sou completamente adepta de espetinhos ou kebabs. Você põe a carne para marinar na véspera – que garante maciez e um sabor incrível – e depois assa os espetinhos na churrasqueira ou no forno à medida que for necessário. A marinada na véspera deixa a carne suculenta mesmo algum tempo depois que os espetos são retirados da grelha – e, no verão, a comida não tem de ser servida super quente. Não uso espetos de metal: prefiro os de bambu, que evitam que os convidados se machuquem ou se queimem enquanto comem.

Não é sempre que gosto de coisas fofinhas. Na verdade, eu sempre corri léguas desse estilo. Mas, eu me rendo completamente aos meus adoráveis minicheesecakes para sobremesa. Você faz essas belezinhas com antecedência e deixa na geladeira até a hora de servir. Fica lindo colocar uma folhinha de hortelã com uma framboesa fresca em cima de cada minicheesecake, mas o mundo não vai acabar se você não encontrar esses ingredientes pra comprar. Ninguém vai reclamar.

Frango satay

Rendimento: 10 espetinhos

Tempo de preparo: mais de 1 hora

Ingredientes

4 metades de peito de frango desossado e sem pele ½ colher (chá) de canela em pó ½ colher (chá) de cúrcuma em pó 1 colher (chá) de cominho em pó 1 colher (chá) de coentro em pó 1 colher (chá) de açúcar 2 colheres (sopa) de amendoim torrado com sal ¼ de xícara (chá) de óleo de amendoim 6 ramos de cebolinha verde picada Raspas de limão

Modo de preparo

1.Corte o peito de frango em tiras longas na direção do comprimento, aproximadamente cinco tiras de cada um. Guarde em um saco plástico para congelador e reserve.

2.Em um processador de alimentos, junte todos os outros ingredientes. Bata até formar uma pasta macia. Coloque a pasta no saco plástico, junto com o frango, sele e misture bem até o frango ficar todo recoberto com a pasta. Leve à geladeira por pelo menos duas horas, de preferência na véspera.

3.Aproximadamente uma hora antes de colocar para assar, coloque os espetos de bambu de molho em água. Aqueça o forno ou a grelha. Coloque duas tiras de frango em cada espeto. Deixe assar até a carne dourar e ficar torradinha nas extremidades.

Brochettes de carneiro com humus

Rendimento: 10 brochetter

Tempo de preparo: mais de 1 hora

Para a marinada

½ quilo de carne de carneiro desossada, cortada em cubinhos de 2,5 centímetros 2 colheres (sopa) de xarope de romã (encontrado em empórios árabes) 2 colheres (sopa) de azeite em infusão de alho ¼ de colher (chá) de pimenta jamaicana moída ¼ de colher (chá) de cominho em pó ¼ de colher (chá) de coentro em pó

Para servir

1 xícara (chá) de húmus ½ xícara (chá) de iogurte natural ¼ de xícara (chá) de cominho em pó Suco de 1 limão espremido na hora Alguns pedaços de limão

Modo de preparo

1.Coloque os cubinhos de carneiro em um saco para congelador. Adicione o xarope de romã, o azeite, a pimenta jamaicana, o cominho e o coentro. Sele o saco e misture bem até a carne ficar recoberta com o tempero. Leve ao refrigerador na véspera ou até por dois dias.

2.Cerca de uma hora antes de assar, coloque 10 espetos de bambu de molho em água.

3.Aqueça a grelha. Em uma tigela pequena, junte o húmus, o iogurte e o cominho. Tempere com suco de limão a gosto e leve à geladeira até a hora de servir. Quando quiser assar os espetos, remova a carne da geladeira. Coloque três tiras de carne em cada espeto. Deixe assar até a carne ficar torradinha por fora, mas ainda tenra por dentro. Retire um cubinho de carne e corte ao meio para fazer um teste.

4.Disponha os espetos em uma travessa, distribua pedaços de limão para garnir. Sirva o húmus em duas tigelinhas, polvilhadas com cominho.

Minicheesecakes com cobertura de framboesa

Rendimento: 24 tortinhas

Tempo de preparo: mais de 1 hora

Ingredientes

2 xícaras (chá) de migalhas de biscoitos Graham cracker (tipo bolachas maria) 1 tablete de manteiga derretida 225g de cream cheese em temperatura ambiente ¼ de xícara (chá) de açúcar 1 ovo grande 2 colheres (sopa) de sour cream (creme de leite) ½ colher (chá) de essência de baunilha 2 a 3 colheres (chá) de suco de limão 2 colheres (sopa) de geleia de framboesa sem sementes 24 folhinhas de hortelã pequenas (opcional) 24 framboesas frescas (aproximadamente ¾ de xícara)

Modo de preparo

1.Aqueça o forno à temperatura de 177ºC. Em um processador de alimentos ou mixer, junte as bolachas esmigalhadas e a manteiga. Bata até formar uma mistura com aspecto de areia molhada.

2.Coloque uma colher de sopa da mistura em cada buraco de uma forma para 24 minitortinhas. Com o auxílio de uma colher ou do dedo, pressione a mistura no fundo e nas laterais das forminhas para criar espaço para o recheio. Enquanto prepara o recheio, coloque a fôrma na geladeira.

3.Em uma tigela limpa da batedeira, junte o cream cheese, o açúcar, o ovo, o creme de leite, a baunilha e o suco de limão. Bata até formar uma massa macia. Ajuste o suco de limão a gosto e misture novamente. Com o auxílio de uma colher, coloque o recheio dentro de cada forminha, deixando aparecer as extremidades das tortinhas. Leve ao forno por cerca de 10 minutos, ou até os bolinhos ficarem firmes. Remova a fôrma do forno e deixe esfriar. Transfira a forma para a geladeira e deixe por 2 a 3 horas.

4.Para remover os bolinhos, vire a forma de cabeça para baixo e bata no fundo com uma colher. Coloque os cheesecakes em uma travessa para servir.

5.Coloque a geleia em uma panela pequena e leve ao fogo baixo para derreter. Ponha uma pincelada (aproximadamente 1/8 de colher de chá) no centro de cada bolinho. Enfeite com uma folhinha de hortelã e uma framboesa por cima. Leve à geladeira.

veja também