Festival Gastronômico de Campinas destaca culinária paulista

Festival Gastronômico de Campinas destaca culinária paulista

Atualizado: Sexta-feira, 25 Junho de 2010 as 1:20

No mês de julho, 38 restaurantes de Campinas participarão do Festival Gastronômico da cidade. O evento, que acontece de 16 de julho a 1º de agosto, terá como tema a culinária paulista.

O restaurante Estação Marupiara, localizado em Joaquim Egídio, distrito de Campinas já preparou seu cardápio especial. De entrada, pasteizinhos de queijo, pasteizinhos de camarão com requeijão e pamonha frita para lembrar as comidinhas de boteco e o diferente croquete de feijoada recheado de couve, que faz uma homenagem ao prato que é o marco das quartas-feiras e sábados.

Os drinks criados pela chef Viviane Moraes para o evento destacam a cana de açúcar com caipirinha de garapa com caju e caipirinha de rapadura com banana e limão.

Entre os pratos principais está o Forrobodó no Farnel, prato que foi inspirado no livro "A história de Alimentação no Brasil, do escritor e historiador Luis da Câmara Cascudo. A mistura de arroz com feijão, toucinho e calabresa é guarnecida com farofa de banana e chips de jiló, acompanhada de picadinho de filé mignon, preparados de forma bem caseira. O prato será servido em panelinhas embrulhadas em guardanapo, como na época dos tropeiros.

Outra opção de prato principal é o Angu de fubá (polenta mole) com pirulito suíno, com costelinha com corte especial.

Doces como, sorvete de queijo com goiaba, pudim de milho verde e empadinha de banana com sorvete de rapadura, finalizam a refeição junto ao cafezinho com uma generosa colherada de brigadeiro.

O Festival Gastronômico de Campinas foi organizado Campinas e Região Convention & Visitors Bureau juntamente com a Secretaria de Comércio Indústria, Serviços e Turismo de Campinas e o Conselho de Turismo de Campinas (Comtur).

O evento, este ano, conta com a participação também de restaurantes convidados das cidades de Vinhedo, Holambra, Indaiatuba e Valinhos.

O Festival integra o Muito + Campinas, um macro projeto que prevê atividades em diversos setores, como negócios, cultura, gastronomia, entre outros. Rui Rabelo, secretário de Comércio, Indústria, Serviços e Turismo de Campinas, destaca a importância do evento: "Além de mostrar o que Campinas tem de melhor na gastronomia, o Festival também é muito importante para movimentar diversos segmentos da cidade, como hotéis, taxis, entre outros".

Antônio Dias, presidente do Conselho Deliberativo do CRC&VB destaca que o desejo é que Campinas "tenha um festival a cada mês - um diferente do outro (cultural, gastronômico, entre outros), para estimular a movimentação dos moradores da cidade e o fluxo de visitantes".     

veja também