Festival gastronômico traz a Belo Horizonte importante chef português

Festival gastronômico traz a Belo Horizonte importante chef português

Atualizado: Quarta-feira, 10 Março de 2010 as 12

O chef português Albano Lourenço chega a Belo Horizonte, capital do estado brasileiro de Minas Gerais, neste domingo, dia 14. Ele vem inaugurar a edição deste ano do Festival Estrelado, promovido pelo restaurante de cozinha contemporânea, O Dádiva, que movimentará em 2010 a alta gastronomia da cidade.

As informações foram prestadas ao Portugal Digital pelo diretor de Marketing do restaurante, Gustavo Tasca. Além do português, o evento terá a participação de outros três chefes estrangeiros: um francês, um italiano e um americano. Cada um deles comandará a cozinha por dois dias.

O festival, que conta com apoio da Câmara Portuguesa de Comércio no Brasil-MG, é uma parceria entre o restaurante O Dádiva e a Casa do Porto. O objetivo da promoção é inserir Belo Horizonte no principal roteiro gastronômico do Brasil. Para garantir o sucesso do evento, o restaurante conta com o auxílio de Roberto Jardim, um conceituado consultor gastronômico.

Em 2009, o "Festival Estrelado d'O Dádiva" teve a participação dos chefs franceses Christophe Bacquié e Marc Meurin, ambos detentores de duas estrelas no Guia Michelin - um dos mais importantes guias da gastronomia internacional. Já neste ano, o evento será contemplado com quatro edições, que acontecem até o final de 2010.

Em junho, quem assume duas noites estreladas é o chef Marc St Jaques, que apresenta um jantar americano, já em agosto será o chef francês Patrick Gauthier, e o enceramento, que acontece em novembro, terá o sabor da culinária italiana assinada pelo chef Fábio Barbaglini.

Sobre Albano Lourenço

Albano Lourenço, primeiro chef português a receber uma estrela do Guia Michelin, e ainda um dos poucos a detê-la em Portugal, assume a cozinha do restaurante nos dias 16 e 17 deste mês. Lourenço irá apresentar um menu degustação especial, com algumas de suas criações de maior sucesso.

Nascido no Seixo de Mira, região de Coimbra, Lourenço é autor do livro "A Bíblia Contada Pelos Sabores", cujas 40 receitas são de criação própria. Chefe executivo da Quinta das Lágrimas, é um perfeito exemplo de amor pela arte gastronômica, o que lhe foi reconhecido em 2004 com a obtenção da estrela Michelin no restaurante Arcadas e com a distinção de "Figura do Ano" em 2005 pela InterMagazine, a revista referência do setor gastronômico em Portugal.

Natural de Coimbra, Albano mudou-se cedo para Algarve, onde ganhou experiência cozinhando em alguns dos melhores restaurantes de Portugal, dentre os quais, o Ermitage e o São Gabriel (ambos com uma estrela Michelin). Neste último, Albano Lourenço contribuiu decisivamente para a obtenção da estrela Michelin, como Chefe Assistente e mais tarde Chefe Executivo.

Saudoso da terra onde nasceu, Albano decidiu aceitar o convite para chefiar o projeto gastronômico da Quinta das Lágrimas. Sua intenção é fazer da cidade dos Amores e dos Doutores uma referência gastronômica em Portugal.

Postado por: Felipe Pinheiro

veja também