Fique atento e escape de comidas que podem fazer mal a sua saúde

Fique atento e escape de comidas que podem fazer mal a sua saúde

Atualizado: Quarta-feira, 23 Março de 2011 as 9:40

A rotina do século 21 exige cada vez mais, independente do tamanho da metrópole, uma vida acelerada. Com isso, houve o surgimento de verdadeiras personalidades que compõem a crescente sociedade corporativa. Andando por uma avenida movimentada, que nunca viu a aglomeração que se dá por parte de vendedores de lanches prontos, carrinhos de hot dogs, e outros serviços do ramo alimentício ? O crescimento no número de shoppings e centros de entretenimento também passou a levar com facilidade a comida fast-food as mãos das pessoas.

Porém você já se perguntou o quão saudáveis são esses lanches ? Além das providenciais frituras e uso de óleo em excesso, será que as condições de conservação dos alimentos foram seguidas ?

Um segmento de alimentação que vem cada vez se tornando mais comum nas grandes metrópoles são as barraquinhas de rua. Perto dos centros empresariais, na saída de faculdades e escolas, sempre haverão vendedores de pipoca, hot-dogs, churrasquinho e outros quitutes. O mercado informal se tornou tão grande, a ponto de haver uma mobilização por parte dos estabelecimentos fixos nas proximidades da Anhembi Morumbi, campus Vila Olímpia, terem se mobilizado para, juntamente com a guarda civil, abolir a verdadeira feira livre que se havia se formado na rua da faculdade. Você podia encontrar a preços competitivos opções que satisfaziam desde os vegetarianos, com sanduíches naturais, iogurtes e frutas, até os mais carnívoros, que tinham como opção a compra do famoso "churrasquinho". Tudo isso em uma só rua.

Mas é aí que está o engano. Levando em conta o pouco tempo que tinham de intervalo, e o custo elevado das cantinas e restaurantes das redondezas, os estudantes consumiam produtos que nem sempre haviam sido preparados horas antes, ou caso feitos na hora, não respeitando padrões de higiene. Os lanches tão fáceis e acessíveis viravam perigo para a saúde de qualquer um.

Para contornar todos esses perigos e manter sua saúde sempre em alta, aqui está a solução:

Opte sempre por lanches frescos. Se você trabalha e não tem muito tempo para ir a um shopping, opções como frutas e sanduíches feitos em casa são pedidas seguras e saudáveis. Caso tenha que recorrer as comidas prontas nas praças de alimentação, atente um pouco à maneira de apresentar os pratos, prezando também por comidas consideradas mais "fáceis" de fazer, tais quais arroz, feijão e massas. Carnes sem gordura e "bem passadas" são o ideal para evitar doenças e problemas venéreos ou no coração. Atente a esses fatores e não deixe nada abalar sua saúde !

veja também