Frango à moda Calypso

Frango à moda Calypso

Atualizado: Quarta-feira, 11 Novembro de 2009 as 12

Ingredientes

1,5 kg frango esquartejado 2 dentes de alho 25g de manteiga 100g de castanha de caju 100g de cogumelos frescos (tipo Paris/Buttom) cortados em lâminas 3 cebolas médias picadas em cubos bem pequenos (brunoise) 6 lâminas finas de gengibre fresco de + ou - 3-5cm de comprimento 1 colher de sopa de farinha 30-50ml suco de limão 15ml de vinagre de maçã (15ml = 1 colher de sopa ) 10ml de açúcar mascavo Tomilho a gosto (fresco ou desidratado) Sal e pimenta do reino a gosto Óleo vegetal para fritar    Modo de Preparo

Lave bem os pedaços de frango em água corrente. Faça uma marinada misturando o suco do limão, sal, a pimenta do reino, o vinagre, o tomilho e um dente de alho esmagado.

Deixe marinando no mínimo por três horas.   

Em uma panela (fundo grosso de preferência), aqueça e derreta a manteiga, adicione o açúcar e forme um caramelo. Quando estiver em ebulição, adicione os pedaços de frango aos poucos e deixe-os serem envolvidos pelo caramelo e dourá-los.

Enquanto isso aqueça um pouco de óleo em uma frigideira. Adicione a metade das castanhas, frite e reserve. Na mesma frigideira refogue o outro dente de alho amassado, os cogumelos, a cebola, o gengibre, o restante das castanhas. Adicione um pouco de água e passe para a outra panela com o frango.   

Cozinhe em fogo médio/baixo durante 30-40minutos.

Caso deseje engrossar pode-se adicionar um pouco de araruta ou farinha de maisena.   

Sugestão de acompanhamento: arroz com açafrão e ervilhas.

veja também