Gastronomia abre espaço para arte do grafite

Gastronomia abre espaço para arte do grafite

Atualizado: Terça-feira, 2 Setembro de 2008 as 12

Quem passar pela Rua Vitório Marçola na próxima quarta-feira, dia 3, entre às 10h e 18h, terá uma surpresa sensorial. O restaurante Pizza Sur Cruzeiro abrirá as portas mais cedo especialmente para abrigar uma das intervenções urbanas da 1ª Bienal Internacional de Grafite de Belo Horizonte (Big-BH). O aroma característico das pizzas e empanadas, o movimento dos garçons e o som da cozinha serão substituídos pelo cheiro de tinta, pelo som do spray e pela movimentação de seis grafiteiros integrantes da Bienal, que desenvolverão sua arte ao vivo no restaurante. As obras, com temas alusivos ao tango e futebol, serão realizadas através de técnicas como grafite livre e estêncil. O evento será gratuito e aberto ao público.

O argentino Gustavo Roman, proprietário da rede Pizza Sur, é grande apreciador do movimento. "Sempre demos espaço para a arte. As duas unidades do Pizza Sur, no Cruzeiro e no Lourdes, são decoradas internamente com painéis artísticos. Além disso, a arte do grafite, assim como a da gastronomia, tem o poder de instigar os cinco sentidos. Seja através de sensações, ou de atitudes, é um meio para promover discussões e reflexões", afirma.

Na opinião do artista plástico Rui Santana, idealizador da BIG-BH, intervenções urbanas como esta realizada no Pizza Sur sensibilizam o público para o entendimento do grafite como arte contemporânea. "Até pouco tempo o grafite era marginalizado. Atualmente vem se consolidando no cenário artístico mundial. Se antes era considerada uma cultura de gueto, basicamente contestadora, hoje, ganhou status e é destaque no mundo das artes plásticas", explica Santana.

Sobre a I Bienal Internacional de Grafite de Belo Horizonte

Promover discussões, refletir sobre o espaço da arte na contemporaneidade e formar novos talentos. Esses são alguns dos motes da I Bienal Internacional de Grafite de Belo Horizonte (BIG - BH), que acontecerá entre os dias 30 de Agosto e 07 de Setembro, na Serraria Souza Pinto. Única do gênero no mundo, a bienal traz em sua programação seminários, workshops, exposições e intervenções urbanas.

Serviço

Pizza Sur Cruzeiro - Intervenção Urbana BIG-BH

Endereço: Rua Vitório Marçola, 146 - Cruzeiro Tel: 3285 4203

Dia: 03/9 (quarta-feira)

Horário: 10h às 18h.

Entrada Gratuita

veja também