Governo de Pernambuco lançaa Ano da Gastronomia no Recife

Governo de Pernambuco lançaa Ano da Gastronomia no Recife

Atualizado: Sexta-feira, 4 Junho de 2010 as 10:13

Foi lançada na noite da última segunda-feira a programação oficial do Ano da Gastronomia, que vai proporcionar para a cidade do Recife mais de 365 dias de eventos gastronômicos. O evento contou com a presença do prefeito João da Costa, reuniu empresários do setor da gastronomia e personalidades do turismo pernambucano, na sede da ACP (Associação Comercial de Pernambuco). Criado pela Prefeitura do Recife em parceria com o Trade Turístico, Fundação Gilberto Freyre e Abrasel-PE (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Pernambuco), com apoio do Governo do Estado, o projeto reúne um calendário de festivais gastronômicos, arenas gastronômicas, workshops, palestras e outros eventos, oferecendo aos recifenses a oportunidade de experimentar a diversidade da culinária da região e o intercâmbio cultural com a vinda de chefs de outros Estados.

“Esse é o ano do jeito recifense de viver. A comida faz parte da nossa identidade e auto estima. Por isso esse projeto é importante, pois representa a nossa culinária regional que é diversificada e capaz de agradar o paladar dos turistas”, comentou João da Costa. Além do prefeito, estiveram presentes no evento o secretário de Turismo do Recife, Samuel Oliveira; o secretário de Turismo do Estado, Paulo Câmara; o presidente da Abrasel, Núncio Natrielli; do presidente da ABIH-PE (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis), José Otávio de Meira Lins e a presidente da Fundacão Gilberto Freyre, Sônia Freyre.

A ideia do Ano da Gastronomia é fortalecer a cidade como prestadora de serviços no setor gastronômico, aquecendo o setor do turismo através deste que é um dos maiores potenciais de Pernambuco, como ressaltou Samuel Oliveira. “Este evento serve para comemorar o reconhecimento nacional por nossa gastronomia. Somos um dos polos gastronômicos mais importantes do Nordeste e esperamos que após essa programação a cidade saia ainda mais fortalecida no setor”, disse.

O Ano da Gastronomia vai apoiar durante o ano diversos festivais gastronômicos, como Comedoria de Mercado, Brasil Sabor, Pernambuco Restaurant Week, Roda de Boteco. O calendário também conta com o apoio de Universidades e unidades que promovem cursos de Turismo, Gastronomia e Hotelaria, que contribuirão com palestras, seminários e um congresso.

veja também