Granola caseira com coalhada fresca é rica em fibras

Granola caseira com coalhada fresca é rica em fibras

Atualizado: Terça-feira, 20 Abril de 2010 as 12

Granola é um composto feito de cereais, frutas secas e faz muito bem para a saúde. Essa receita é diferente porque ainda leva colhada fresca e rende 12 porções. Veja como é fácil de preparar!

Ingredientes para a granola:

Duas xícaras e meia (chá) de aveia em focos Meia xícara de gérmen de trigo Uma xícara de coco fresco ralado 3/4 de xícara de castanha-do-pará grosseiramente picada Meia xícara (chá) de gergelim claro Uma colher (chá) de canela em pó Meia colher (chá) de noz-moscada ralada Meia xícara (chá) de mel 1/4 xícara (chá) de óleo vegetal Meia xícara (chá) de damasco grosseiramente picado Meia xícara (chá) de uva passa Uma xícara (chá) de banana passa grosseiramente picada Uma xícara (chá) de maçã seca ou pêra picadinha Cravo-da-índia em pó Ingredientes para a coalhada:

Dois litros de leite tipo A integral pasteurizado (que não seja longa vida) 3/4 de xícara (chá) de iogurte natural Modo de preparo da granola:

Aqueça o forno a 180ºC (médio). Numa assadeira média, misture a aveia, o gérmen de trigo, o coco, a castanha-do-pará, o gergelim, a canela, a noz-moscada e uma pitada de cravo. Junte o mel e o óleo, misture até umedecer tudo e leve ao forno por mais ou menos 20 minutos, mexendo de cinco em cinco minutos para não queimar.

Retire do forno assim que a granola estiver ligeiramente dourada e bem perfumada. Misture o damasco, a uva passa, a banana, a maçã ou a pêra, deixe esfriar e guarde num pote bem fechado por até uma semana.

Modo de preparo da coalhada:

Aqueça o leite, espere ferver e passe para uma tigela média. Assim que for possível manter a ponta do dedo mergulhada no leite por uns dez segundos (para testar, transfira um pouco de leite com uma concha para um copinho), misture o iogurte e cubra com um pano limpo.

Deixe descansar em temperatura ambiente por pelo menos duas horas, até firmar e coalhar (o tempo varia bastante, depende da temperatura ambiente, do vento, da acidez do iogurte e do leite). Guarde a coalhada na geladeira por até dois dias e sirva com a granola.

O ideal é prepare a coalhada na véspera - ou com ao menos seis horas antes do momento de serví-la.

Receita retirada do livro Cozinhando para Amigos 2 - Entre Panelas e Tigelas, a Aventura Continua, da chef Heloísa Bacellar

Postado por: Felipe Pinheiro

veja também