Grão-de-bico: sabor aliado à saúde

Grão-de-bico: sabor aliado à saúde

Atualizado: Quinta-feira, 4 Novembro de 2010 as 11:51

Parente próximo do feijão, o grão-de-bico ainda é pouco consumido pelos brasileiros por um único motivo: o preço. Em muitas regiões do país, seu valor chega a custar até cinco vezes mais que o do feijão. Mas estudiosos garantem que o investimento compensa. Rica fonte de proteínas, carboidratos e minerais como o ferro, zinco e potássio, o grão-de-bico é facilmente digerido e seus nutrientes podem, inclusive, substituir a carne.

É o que afirma a chef Vivian Arab, do Arab Especialidades Árabes, no Rio de Janeiro. "O valor nutritivo do grão-de-bico é tão grande que, muitas vezes, ele se torna o personagem principal do prato", explica. Quando misturado a outros alimentos, ganha novas características e transforma o sabor. "A união do grão-de-bico com tâmaras, por exemplo, resulta num delicioso molho agridoce", garante.

Outra virtude da leguminosa está em sua atuação no organismo. Por conter altas doses de triptofano, um aminoácido que estimula a produção de serotonina – mesma substância que dá ao chocolate o status de fonte de bem-estar – o grão-de-bico pode ser um aliado a dieta de quem deseja perder peso. E os benefícios ainda vão além. Os hormônios vegetais presentes no grão são capazes de prevenir doenças cardíacas e osteoporose. O ferro contido no alimento combate a anemia.

Há ainda a opção de consumir as propriedades do grão-de-bico através da farinha que, apesar de passar por um processo de trituração, não perde os valores nutricionais do grão. O farelo pode ser usado para empanar, fazer patês, sopas e muitos outros saborosos pratos.

Veja a receita da salada primavera

Ingredientes:

8 ameixas secas 150g de lentilha 150g de grão-de-bico 1 berinjela 1 punhado de broto de rabanete 1 punhado de rúcula 1 cebola roxa 1 limão Sal a gosto Azeite a gosto Melaço de romã a gosto

Modo de preparo:

Corte a berinjela em cubos e deixe de molho com água e sal a gosto para tirar o amargo por 20 minutos. Em seguida, jogue a água fora. Coloque no forno com tempero a gosto (sal, pimenta) e deixe assar. Reserve. Cozinhe a lentilha e, em seguida, o grão de bico e coloque o sal depois. Reserve. Corte as ameixas em quatro pedaços cada, junte com o broto de rabanete, com a cebola picadinha e misture tudo. Tempere com limão, sal, azeite e melaço de romã. Junte com a berinjela, com o grão-de-bico e com a rúcula e sirva. Serve 2 pessoas.

veja também