Gratin de batata com arroz

Gratin de batata com arroz

Atualizado: Segunda-feira, 4 Outubro de 2010 as 11:43

INGREDIENTES

8 batatas grandes cortadas em lâminas finas (+/- 1kg) 4 colheres (sopa) de sal grosso 4 xícaras (chá) de arroz branco cozido 250g de queijo mozarela picado 150g de queijo parmesão ralado 1 xícara (chá) de leite 1 caixinha de creme de leite 1 colher (sopa) de manteiga 400g de salame fatiado cortado em tirinhas 1 cebola fatiada 1 talo de alho-porró cortado em rodelas 500ml de creme de leite fresco Sal, noz moscada, pimenta-do-reino branca moída e salsinha picada a gosto Margarina para untar 2 gemas para pincelar

MODO DE PREPARO

Num escorredor coloque as batatas e sal grosso e misture bem (esse processo é para desidratar batata). Deixe desidratando por cerca de 5 minutos. Depois disso lave as batatas em água corrente. Reserve.

Num processador coloque o arroz, queijo mozarela, queijo parmesão, leite e creme de leite. Processe bem até obter uma pasta. Transfira para uma tigela, reserve.

(Dica: se a pasta endurecer coloque um pouquinho mais de leite)

Numa panela em fogo médio derreta a manteiga e doure o salame, a cebola, o alho-porró, creme de leite, sal, noz moscada, pimenta-do-reino branca e salsinha, as batatas desidratadas (reservadas acima) e cozinhe em fogo médio por cerca de 10 minutos. Numa refratário (30cm x 20cm) untado com margarina coloque uma camada da pasta de arroz (reservada acima), uma camada de batatas (reservada acima), uma camada de pasta de arroz, uma camada de batatas e termine com a pasta de arroz. Pincele as gemas e leve ao forno médio preaquecido a 200°C por cerca de 40 minutos. Retire do forno e sirva em seguida.

veja também