Hoje é dia do trigo. Aproveite os benefícios desse alimento poderoso!

Hoje é dia do trigo. Aproveite os benefícios desse alimento poderoso!

Atualizado: Quarta-feira, 10 Novembro de 2010 as 12:04

O cereal, que é a base da alimentação dos povos em todos os cantos do planeta, tem um dia especial: 10 de novembro. Mas vale a pena lembrar do alimento todos os dias, porque seus benefícios para a saúde são inúmeros:

- O trigo integral ajuda a reduzir os riscos de doenças coronarianas

- Controla os níveis de colesterol

- Promove a saúde do intestino por manter a flora intestinal saudável e ser boa fonte de fibras

E tem mais:

O trigo também controla o diabetes. O recado vem da Universidade do Hawaí e acaba de ser divulgado no periódico científico da Sociedade Americana de Nutrição: para diminuir o risco do diabete do tipo 2, vale incrementar o cardápio com grãos.

Para chegar a tal conclusão, os pesquisadores avaliaram, por 14 anos, os hábitos de um grupo de mais de 75 mil pessoas e entre aqueles que consumiam mais fibras vindas de alimentos como os cereais, ou seja, do trigo, da aveia, do centeio e da cevada, havia menos chances para o aparecimento da doença.

A nutricionista Bianca Chimenti, da Clínica BKNR - Prevenção e Saúde, explica o possível mecanismo por trás desse resultado: "Alimentos ricos em fibras e de baixo índice glicêmico são capazes de retardar a absorção da glicose". Assim, há a redução nos picos de produção de insulina e o pâncreas não fica sobrecarregado.

Confira uma receita com grãos de trigo, desenvolvida pela nutricionista e culinarista Neide Rigo, de São Paulo.

Salada de trigo com amendoim

2 xícaras (chá) de trigo em grão bem lavado 1 litro de água 2 colheres (chá) de sal a gosto 1 xícara (chá) de pimentão vermelho picado 2 pimentas dedo-de-moça sem sementes picadas 1 xícara (chá) de uvas passa pretas hidratadas em água morna por 30 minutos e escorridas 1/2 xícara (chá) de azeite de oliva 4 colheres (sopa) de xarope de romã ou suco de tamarindo com um pouco de mel ou molho de tamarindo (se preferir, substitua por limão com um pouco de açúcar) 1 xícara (chá) de amendoim com casca frito em um pouco de óleo e escorrido 1/2 xícara (chá) de nozes picadas (opcional) 1 xícara (chá) de salsinha picada 1/2 xícara (chá) de hortelã picada 1 xícara (chá) de salsão picado

Lave bem o trigo, junte 1 litro de água e cozinhe em fogo baixo, com a panela tampada, até ficar macio. Se preciso, junte mais água quente. Se sobrar, escorra. Enquanto o grão ainda está quente, junte o sal, o pimentão, a pimenta, as uvas passa, o azeite e o xarope de romã. Misture bem. Cubra com filme plástico e deixe na geladeira até gelar. Melhor de um dia para outro. Junte os outros ingredientes e mexa bem. Corrija o sal e corrija se necessário.

veja também