Hunkiar Beenji (Carneiro com pasta de beringelas)

Hunkiar Beenji (Carneiro com pasta de beringelas)

Atualizado: Quinta-feira, 20 Março de 2008 as 12

Ingredientes:

Para o carneiro:

750g de carne de carneiro em tirinhas; 2 xícaras de água; 1 cebola grande em fatias finas; 1 pimenta dedo de moça sem as sementes bem picadinha; 1 tomate caqui sem pele e sementes, em cubinhos; 1 colher de sopa de extrato de tomate; Sal e piment-do-reino Para as beringelas:

1kg de beringelas; 3 xícaras de água com suco de 1/2 limão e uma pitada de sal; 3 colheres de sopa de margarina; 2 colheres de sopa de farinha de trigo; 1/2 xícara de caldo de galinha; Sal e pimenta-do-reino Modo de fazer:

Conzinhe o carneiro na água, sempre removendo a espuma que se forma. Quando a água reduzir a 1/4 de seu volume acrescente a cebola e o alho. Cozinhe por mais 5 minutos em fogo médio. Coloque então a pimenta dedo de moça, os tomates, o extrato de tomate, sal e pimenta-do-reino. Tampe e cozinhe por 15 minutos. Se a água secar, coloque mais um pouquinho. Reserve. Espete as beringelas em um garfo de cabo longo e queime-as na chama do fogo até queimarem a casca. Corte-as ao meio e com o garfo ou as costas de uma faca raspe todo o miolo, colocando-o na água com limão para esfriar. Derreta a margarina em uma panela, acrescente a farinha de trigo, sal e pimenta-do-reino sem parar de mexer, até formar uma pasta. Esprema os miolos das beringelas e coloque-os na panela mexendo muito bem para transformar tudo em uma pasta. Vá acrescentando lentamente o caldo de galinha e bata com o batedor aramado. Coloque a pasta de beringela em um prato deixando um espaço no meio, onde será colocado o carneiro. Polvilhe com uma pitada de orégano e sirva.  

veja também