Impressione as visitas com biscoitinho de pistache

Impressione as visitas com biscoitinho de pistache

Atualizado: Quinta-feira, 28 Outubro de 2010 as 4:45

Para acompanhar o café preto, coado em filtro de papel ou expresso, biscoitinhos são par constante. Se você quiser impressionar as visitas, uma boa pedida para acompanhar a bebida também é feita com grãos - mas de pistache.

Ingrediente muito popular na Itália - onde já foi conhecido como ouro verde - o pistache tem sabor refrescante e pode ser usado no preparo de receitas doces e salgadas.

No Brasil, é servido principalmente como aperitivo ou na forma de sorvete. Mas seus biscoitinhos são de dar água na boca.

Anote a receita:

Ingredientes

3 claras em neve 1 xícara (chá) de farinha de trigo 1 xícara (chá) de pistache triturado em forma de farinha 2 xícaras de açúcar 3 gemas 1 colher (sopa) de fermento em pó 1 xícara de leite

Modo de preparo

Para preparar a farinha de pistache, torre os pistaches (crus e sem sal) em forno baixo por aproximadamente 30 minutos ou até que eles fiquem dourados. Depois que esfriarem, bata-os em um processador (ou no liquidificador) para triturá-los. É interessante que fiquem pedacinhos nesta farinha. Depois, bata as claras em neve. Em seguida, acrescente as gemas e, sem desligar a batedeira, coloque as farinhas, o açúcar, o fermento e o leite.

Em uma assadeira retangular, untada e enfarinhada, distribua a massa. Cuide para que não fique com mais de 1 cm de altura. Leve para assar em forno preaquecido a 200ºC por aproximadamente 15 minutos.

Depois de assado e frio, corte o bolo em cubinhos de 1 cm x 1 cm. Coloque-os em uma assadeira no forno bem baixo (o mais baixo possível) para secarem lentamente, mexendo de vez em quando para que torrem por igual. Quando esfriarem, guarde-os em um pote. As bolachinhas permanecerão crocantes por uma semana.

veja também