Invista na combinação de frutas e salgados e deixe seu prato com mais sabor

Invista na combinação de frutas e salgados e deixe seu prato com mais sabor

Atualizado: Quinta-feira, 29 Outubro de 2009 as 12

Figo, uva, ameixa, abacaxi, abacate e por aí segue uma vasta lista de frutas que caem muito bem nas receitas de pratos salgados. Para harmonizar os sabores, claro, é necessário saber combiná-los bem. Mas, antes de acertar a mão, é bom saber que a dupla "tentativa e erro" faz parte deste desafio do forno e fogão. "É uma questão de treino e criatividade. Pode ser que funcione, pode ser que nada combine. Tem que arriscar até pegar o jeito", diz o chef de cozinha Dennis Sujita.

Confira um manual de dicas e combinações que vão te ajudar a criar pratos saborosos para agradar os paladares mais exigentes.

Nem sempre os opostos se atraem

Embora a combinação agridoce seja bem-vinda, a mistura deve primar pelo equilíbrio para ser um prato de sucesso. "As frutas devem realçar o sabor principal do prato, portanto, se você não souber combinar, pode acabar tirando o sabor principal e tornando seu jantar uma mistura cheia de ingredientes, mas sem gosto nenhum", diz o chef.  

Para evitar que isso aconteça

As frutas devem ser usadas apenas para reforçar o sabor, por isso, nada de exagerar na quantidade.

Se o prato é gorduroso e com sabor forte, como carnes vermelhas, por exemplo, invista em frutas também com sabor forte. "Colocar melão, por exemplo, pode até ficar gostoso, mas não vai alterar e nem realçar o prato", explica ele.

Para combinar frutas na salada, também não tem mistério. "Preste atenção nos acompanhamentos. Se você for usar molhos fortes, coloque frutas com sabores acentuados. O gostoso e sentir o contraste sem perder o paladar", continua.  

Não tem como errar

"As frutas secas são mais versáteis por não serem nem tão doces e nem tão fortes, além de não soltar a polpa", explica Dennis. "Um boa opção é combiná-las com farofas e carnes", sugere. Segundo o chef, outras frutas boas para as receitas são melão e manga. "O melão é quase neutro e por isso, só da um gostinho sem alterar o sabor, mas vale a regrinha dos sabores leves com sabores leves, e os fortes com fortes. Já a manga, é forte e suculenta, fica ótima em carnes e saladas", continua o chef.  

Banana com moderação

A banana é a menos indicada para realçar sabores. Forte e com consistência difícil de se adequar, a fruta pode facilmente roubar a cena e tirar o gosto de qualquer outro ingrediente. 'Ela tem cheiro, sabor e consistência muito marcantes e, com exceção da versão frita, à milanesa , dificilmente combina com salgado", explica Dennis.  

Sugestões para incluir no cardápio

Peito de peru defumado com salada de papaia light

Rendimento: Mais de 4 pessoas

Ingredientes para a salada:

70 g de peito de peru defumado 20 g de miolo de alface 20 g de mamão papaia. Para o vinagrete

1 colher (café) de gengibre ralado 2 colheres (sopa) de azeite 1 colher (sopa) de vinagre de vinho branco ½ colher (sopa) de mostarda Sal e pimenta do reino a gosto 1 pitada de adoçante Modo de preparo

1. Comece lavando muito bem as folhas de alface. Depois do banho de água corrente, deixe-as de molho por uns 10 minutos numa tigela. Em seguida, retire as folhas. As "sujeirinhas" ficam no fundo da tigela.

2. Coloque uma folha sobre a outra e enrole como se fosse um charuto. Apóie sobre uma tábua e corte em fatias finas, com uma faca afiada.

3. Descasque o mamão e corte em cubos de 1 cm: comece cortando em tiras (1 cm); e as tiras em cubos (1 cm).

4. Corte o peito de peru em fatias finas.

5. Distribua todos os ingredientes de maneira harmoniosa sobre um prato.

Modo de preparo

1. Coloque todos os ingredientes num recipiente e misture muito bem com um garfo.

2. Jogue sobre a salada e sirva a seguir   

Receita de salada salgada de frutas

Rendimento: 4 pessoas

Ingredientes

500 g de uva Itália 3 maçãs 100 g de castanha do Pará 2 copos de iogurte natural 1 pitada de orégano Suco de meio limão 2 pitadas de sal 1 pitada de pimenta reino 1 colher de sopa mostarda molho 1 colher de sopa azeite de oliva Modo de Preparo

Separe as uvas verdes dos cachos, corte-as ao meio e retire as sementes. Misture-as com as maçãs verdes e regue tudo com suco de limão. Faça um molho misturando o restante dos ingredientes e misture com as frutas.

Salada de Maionese

Rendimento: 20 porções

Ingredientes

4 batatas médias 3 cenouras médias 100 g de vagens 3 maçãs 1 lata de ervilha 250 g de maionese Modo de Preparo

Pique a cenoura, a batata e a vagem. Cozinhe tudo junto com um pouco de sal. Depois, escorra espere esfriar e coloque em uma travessa. Pique a maçã sem casca bem pequena e coloque a ervilha. Por último a maionese, coloque a gosto e de preferência só suje a salada com a maionese. Sirva gelada

Javali ao molho de chocolate e frutas secas

Ingredientes

1,5 kg de carré de javali cortado em pedaços 2 cenouras picadas 2 cebolas picadas 3 talos de salsão picados ½ garrafa de vinho tinto 4 colheres (sopa) de azeite extra-virgem 2 folhas de louro 1 colher (chá) de pimenta-do-reino 50 g de açúcar 4 dentes de alho picados 125 ml de vinagre de vinho tinto 50 g de chocolate em pó amargo 50 g de uvas passas brancas embebidas na água 50 g de ameixas secas (sem caroços) embebidas na água 100 g de pinhão cozidos e descascados 1 col. (sopa) de casca de limão cristalizada Modo de preparo

Coloque o javali em uma caçarola grande com as cenouras, o salsão e as cebolas. Junte o vinho e deixe marinar por 24 horas, virando a carne de vez em quando. Tire o javali da marinada, escorra e enxugue ligeiramente, conservando o líquido. Esquente o azeite de oliva em uma panela grande. Doure a carne de todos os lados. Coe a marinada, reserve-a e junte à carne aos legumes, uma das folhas de louro, sal e pimenta. Regue com um pouco da marinada, misturada a 2 xícaras (chá) de água. Tampe a panela e cozinhe por 40 minutos (ou até que a carne esteja macia), adicionando a marinada aos poucos. Transfira a carne para outra caçarola. Faça um purê com os vegetais e coloque-o sobre a carne. Volte a carne ao fogo baixo para reaquecer.

Em uma panela pequena, derreta o açúcar com o alho, a outra folha de louro e cozinhe até começar a tomar cor. Adicione o vinagre e o chocolate. Ferva por poucos minutos e transfira o molho para a panela da carne junto com as uvas passas, as ameixas, os pinhões e as cascas de limão cristalizadas. Misture tudo em fogo baixo e cozinhe por 10 minutos. Sirva com arroz e frutas secas.  

Rendimento: 5 porções

Postado por: Felipe Pinheiro

veja também