Iogurte é opção para substituir o creme de leite

Iogurte é opção para substituir o creme de leite

Atualizado: Quinta-feira, 20 Outubro de 2011 as 9:05

Iogurte com morango, iogurte com mel, iogurte no café da manhã, iogurte no jantar. É difícil encontrar alguém que não goste do alimento. Porém, quando repetimos muito o mesmo ingrediente, o paladar começa a se acostumar. Se você toma iogurte para aproveitar as vantagens que os probióticos trazem, já está na hora de sair da rotina. Saiba que você pode adicionar o ingrediente a muitas outras receitas e ainda assim tirar proveito das “bactérias do bem”.

“Dá para fazer de tudo um pouco. O iogurte é um ótimo substituto do creme de leite para diversificar receitas”, afirma Mônica Capollari, nutricionista de São Paulo. “De molho para saladas a coberturas, de pratos salgados como o strogonoff, até sobremesas como o chantilly”. Ela lembra ainda que os probióticos oferecem diversos benefícios à saúde. Normalmente encontrados nos iogurtes ou outros derivados de leite, fazem bem a todo o organismo.

“O sistema imunológico fica reforçado e a flora intestinal ganha aliados com os probióticos”, diz Mônica, referindo-se a ação das bactérias boas presentes nesses alimentos. “Até a pele melhora, uma vez que os probióticos melhoram a absorção dos alimentos pelo organismo e ajudam a regular a função intestinal”.

De acordo com a nutricionista, o único cuidado, ao se usar iogurte com probióticos em pratos quentes, é não esquentar demais o produto. “Por se tratar de um alimento vivo, as bactérias podem morrer com o aquecimento”.

Nisso não é muito diferente do creme de leite, que quando usado também deve ser colocado apenas no final do preparo da receita, de modo que aqueça, mas nunca ferva.

Abuse da sua criatividade e invente seu prato tendo o iogurte como ingrediente. Quem quiser se aventurar pode fazer também ótimos pães e biscoitos integrais à base de iogurte – são deliciosos e muito saudáveis.

veja também