Leve o clima da fazenda para sua casa com receita de arroz de carreteiro

Leve o clima da fazenda para sua casa com receita de arroz de carreteiro

Atualizado: Quarta-feira, 20 Outubro de 2010 as 11:43

Quem tem o costume, ou a necessidade, de almoçar fora e frequenta as praças de alimentação dos shoppings deve conhecer o restaurante "Divino Fogão". Com comida caseira, reúne a experiência de infância dos donos em fazendas do interior paulista.

Em 1984, Reinaldo Marques Varela e seus primos Álvaro e Luiz Antônio Marques de Oliveira decidiram começar um novo negócio. Juntaram as economias que possuíam e o apoio dos pais e avós para abrir um restaurante. O "São Paulo I" ocupava uma pequena casa do bairro de Pinheiros.

Para decorar, um clima rústico e íntimo das casas de fazenda. O som ambiente era feito por duplas de violeiros-cantadores, com modinhas de viola. Hoje o restaurante cresceu e tornou-se uma rede que ultrapassou os limites de São Paulo.

A história da família e do empreendimento foi registrada no livro "Comida Típica da Fazenda". Além das memórias dos donos do estabelecimento, há receitas dos pratos que podem ser encontrados em todas as unidades do "Divino Fogão".

Veja como fazer em casa um típico arroz de carreteiro:

Arroz de carreteiro

Ingredientes

Carne-seca

- 300g de carne-seca

- 2 colheres (sopa) de margarina

- meia xícara (chá) de cebola picada

- 1 colher (sopa) rasa de molho inglês

- noz-moscada a gosto

- 2 colheres (sopa) de cheiro-verde

Arroz

- 200g de arroz

- 1 colher (sopa) de óleo

- 1/3 de xícara (chá) de cebola picada

- 1 dente de alho picado

- sal a gosto 400ml de água

Modo de Preparo

Carne-seca

Dessalgue a carne-seca em água gervente, cozinhe e desfie. Refogue na manteiga a cebola e a carne-seca. Adicione o molho inglês e a noz-moscada. Misture bem. Apague o fogo e acrescente o cheiro-verde. Mexa e reserve.

Arroz

Lave o arroz. Adicione o óleo à panela e frite a cebola e o alho até que dourem. Adicione o arroz, sal e refogue. Acrescente a água e cozinhe por 15 minutos, ou até que a água seque. Adicione a carne-seca ao arros, misture tudo e sirva.

veja também