Linguiça: embutido vai muito além do churrasco

Linguiça: embutido vai muito além do churrasco

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:07

É verdade que a linguiça tem lugar garantido em qualquer churrasco. Mas será que é possível saboreá-la em outros pratos? Ricardo Prates, proprietário do Armazém Medeiros, diz que sim. Recentemente, ele promoveu o I Festival de Linguiça e afirma que a versatilidade do embutido é tão grande que pode ser usado em pequenas porções, como petisco ou também como ingrediente de pratos mais elaborados. "Isso é fascinante pois, com tanta variedade, é possível criar receitas diferentes das que estamos acostumados", diz.

Boi, frango, porco, peixe. Para Ricardo, tudo pode virar linguiça. "Basta encontrar o tipo de carne certo, o ponto ideal e os temperos adequados", garante. O modo como todas são preparadas é basicamente o mesmo, mas o processo varia dependendo da carne utilizada. "A carne de carneiro, por exemplo, precisa ser levemente moída, já que é uma carne mais firme. As outras podem ser facilmente picadas com uma faca", explica referindo-se ao modo de preparo artesanal. Aquela película que envolve a linguiça também é a mesma para todas as opções: tripa. De acordo com o empresário, é muito comum usá-la por ser neutra, sem gosto, nem cheiro.

Diferentes regiões do país apresentam linguiça em seus pratos. É o caso do entrevero e do arroz carreteiro na cozinha gaúcha e do mexido à mineira, na culinária típica de Minas Gerais. Mas, em alguns restaurantes, o embutido já ganhou ares mais sofisticados. Na receita do chef Ivo Faria, do Vecchio Sogno, por exemplo, a linguiça é trufada e recheado com cogumelos de Paris, também conhecidos como champignon.

Espaguete com couve e linguiça

Ingredientes

500g de espaguete cozido & Modo de preparo

Em uma panela, aqueça o azeite, doure a cebola e o alho. Junte os cubos de bacon, as rodelas de linguiça e deixe fritar. Acrescente o tomate e refogue. Em seguida adicione o caldo de legumes, a couve e misture bem. Se necessário, tempere com mais sal e pimenta. Junte o espaguete, misture e sirva em seguida.

Dica: se preferir substitua o espaguete por uma massa curta.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições