Linhaça pode ajudar os homens a reduzir o colesterol

Linhaça pode ajudar os homens a reduzir o colesterol

Atualizado: Quinta-feira, 1 Abril de 2010 as 12

Um novo estudo da Universidade do Estado de Iowa, nos EUA, confirma que a linhaça pode ajudar os homens no combate ao colesterol alto. A análise dos efeitos do consumo da linhaça em 90 pessoas diagnosticadas com colesterol alto mostrou que acrescentar 150mg de linhaça (cerca de três colheres de sopa) à alimentação todos os dias pode reduzir o colesterol dos homens - mas não das mulheres - em quase 10% com três meses de uso.

De acordo com os pesquisadores, apesar de as reduções serem menores do que as alcançadas com medicamentos para o controle do colesterol - entre 10% e 20%, dependendo do paciente -, os resultados são suficientes para fazer da linhaça uma opção natural para os homens com colesterol alto. “Devido ao fato de haver pessoas que não podem tomar algo como o Lipitor, isso pode, pelo menos, dar a você algum dos benefícios de redução do colesterol”, destacou a pesquisadora Suzanne Hendrich. “A outra coisa é que há, certamente, algumas pessoas que vão preferir não usar um medicamento, mas usar alimentos para tentar manter sua saúde”, completou.

Enquanto outros estudos não são realizados para confirmação dos resultados e para revelar por que a linhaça não tem os mesmos efeitos no colesterol das mulheres, os pesquisadores recomendam que as pessoas usem a linhaça com moderação, e que, na ausência dos tabletes utilizados no estudo, a semente seja utilizada moída na hora para não perder seus nutrientes.

Postado por: Felipe Pinheiro

veja também