Livro ensina receitas com ovo

Livro ensina receitas com ovo

Atualizado: Terça-feira, 15 Junho de 2010 as 9:14

Quem não gosta de um pãozinho com ovo no café da manhã, ou cozido na salada ou mesmo um ovo estrelado no prato de almoço? Mas agora esse ingrediente tão básico pode ganhar um novo sabor. Receitas com ovos, escrito pelo chef francês Michel Roux, é um clássico da culinária mundial que já foi publicado em mais de 25 idiomas e acabou de chegar ao Brasil.Seu autor, um dos mais aclamados chefs do mundo, resolveu mostrar como o ovo pode ser um ingrediente multiuso e até requintado, ensinando a fazer pratos salgados e doces. Roux alega que "Em minha opinião, os ovos são subvalorizados, invariavelmente sobrepujados por outros ingredientes mais caros e sofisticados. Então decidi que era hora de escrever um livro sobre esse que é o mais frágil e indefeso de todos os alimentos, desejo prestar ao ovo a homenagem que ele merece."

Receitas com ovos apresenta mais de 130 receitas e no início tem informações básicas e úteis: como cozinhar, fritar, partir, armazenar, tipos de ovos e curiosidades sobre coloração e sabor. Foi lançado no país pela Editora Larousse do Brasil.

O OVO

Os ovos contêm quantidades apreciáveis de vitaminas e minerais, destacando as vitaminas A, D, E, e do grupo B. Entre os minerais predominam o ferro, fósforo, zinco e selênio. Também é um alimento de elevado teor de proteínas de excelente qualidade.

O conteúdo de lipídeos de um ovo é de 11%, tendo especial importância sua riqueza em fosfolipídios. A relação entre ácidos graxos saturados/insaturados é favorável em termos de nutrição. Considerado de forma equivocada um vilão das dietas, o ovo é pobre em sódio e tem menos de 80 calorias.

veja também